O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd), realizou nesta quinta-feira, 21, o sorteio dos endereços de 111 unidades habitacionais do Jardim Taquari, T23, em Palmas. O processo faz parte do programa Pró-Moradia, implementado em parceria com o Governo Federal. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
O evento contou com a presença de representantes das famílias beneficiadas e membros da equipe técnica da Secihd, que utilizou do momento para sanar dúvidas e esclarecer sobre os procedimentos e os cuidados que os beneficiários deverão seguir após receberem suas unidades.
O superintendente da Habitação, João Campos, expressou seu entusiasmo em relação ao sorteio, destacando o compromisso da Pasta no combate à desigualdade habitacional. “A habitação é um direito fundamental de todo cidadão e estamos comprometidos em garantir que as famílias que mais precisam no nosso Estado tenham um lar adequado. O sorteio de hoje representa mais um passo em direção a este objetivo e é com grande satisfação que vemos tantas vidas sendo impactadas positivamente pelo programa Pró-Moradia“, afirmou.
O secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Benfica, enfatizou a importância do evento e reafirmou o compromisso da equipe da Secihd e de toda a gestão com a causa habitacional. “Estamos cientes dos desafios que as famílias enfrentam diariamente em busca do lar digno e o sorteio desses endereços é uma resposta clara a esses desafios, a nossa equipe tem trabalhado incessantemente para que o sonho de vocês se torne realidade e eu me sinto honrado em fazer parte desta história”, enfatizou o secretário.
Aldeny da Cruz Araújo, um dos beneficiários que teve seu endereço sorteado durante o evento, demonstrou muita emoção e gratidão. “Hoje é um dia que eu jamais sonhei que viveria, porque é o meu aniversário e estou ganhando este presente maravilhoso. Essa unidade habitacional não é apenas uma casa que poderei chamar de meu lar, é a realização de um sonho, de dignidade e de um futuro melhor para minha família. Agradeço a todos que tornaram isso possível”, enfatizou Aldeny.
Na ocasião, as famílias também conheceram as regras de ocupação e foram orientadas sobre as determinações jurídicas do programa, as normas, a finalidade do imóvel, as penalidades em caso de descumprimento, as responsabilidades de cada um e, sobretudo, que terá uma equipe técnica do Pós-Ocupação, que irá auxiliá-los durante o processo.