Nesta quinta-feira, 29, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senadora Kátia Abreu (PP-TO), recebeu os generais comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica acompanhados do ministro da defesa, Walter Souza Braga Netto.
Na ocasião, a primeira sessão remota da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no Senado, teve como objetivo, informar e prestar contas das competências de cada área das Forças Armadas, como acontece anualmente.
Saiba Mais
Durante a audiência, os representantes da cúpula das Forças Armadas afirmaram que faltam recursos para a área da defesa no país, em especial para seus programas estratégicos.
No momento da palavra, o general Braga Netto, reiterou a fala dos representantes sobre o apertado orçamento da pasta, e defendeu que o investimento reflete diretamente no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
CPI da Covid-19: Comissão se reúne para eleger o presidente nesta terça-feira, 27
“Se os senhores falarem ministro, cite o problema da Defesa, eu direi que o problema da Defesa é exatamente recurso, porque capacidade, profissionalismo, tudo isso nós temos. Falta recurso para implementar”, citou o ministro. “O nosso orçamento, em virtude do teto de gasto, da nova conjuntura feita, diminuiu. Não houve aumento de gastos com Defesa no governo. Houve até uma redução em virtude da política econômica que existe, que é uma regra que vem desde 2016”, reforçou.
A senadora, por sua vez, se comprometeu a defender o incremento do orçamento desse setor. “O gasto hoje com as Forças Armadas é de 1,35% do PIB, mas os números indicados mundialmente para uma defesa eficiente giram em torno de 2% do PIB. Precisamos alcançar essa meta para que estejamos preparados para a defesa da pátria “, declarou Kátia.
Além de se comprometer, a senadora fez elogios à atuação das Forças Armadas. “As Forças Armadas em todas as pesquisas de opinião pública, sobre respeitabilidade sobre admiração e confiança, sempre o Exército a Marinha e a Aeronáutica, eles estão sempre no topo da lista da preferência dos brasileiros, e isso nos traz muita alegria, é essa admiração que o povo brasileiro tem pelas Forças Armadas”, afirmou a senadora.
Kátia Abreu defende China, após ministro dizer que eles inventaram o Coronavírus