O objetivo é prevenir e combater focos de incêndios, principalmente na época de maior seca, que no Estado acontece entre os meses de julho e outubro. De acordo com o parlamentar, o funcionamento da unidade pode acontecer com mais intensidade durante este período, quando o clima fica seco, com ventos fortes e mais propício à disseminação de queimadas.
“São feitas campanhas de conscientização, mas muitas vezes e o fogo chega e o governo precisa estar preparado para auxiliar no combate e evitar que os danos sejam maiores”, ressaltou Léo.
Em plenário, Barbosa destacou a importância da preservação do potencial turístico e o desenvolvimento econômico do Jalapão, tendo em vista que além de atrair um grande número de turistas, ainda conta com o extrativismo de Capim Dourado para a geração de renda.
“Quem tem um pedaço de terra e tira dela o seu sustento já fica com o coração na mão imaginando que a qualquer momento terá que reunir filhos, amigos e vizinhos para combater um incêndio, que muitas vezes é causado de forma criminosa”, completou.