Ícone do site Pauta Notícias

Mais de 70 secretários escolares de Palmas participam de capacitação sobre Censo Escolar

Com foco na capacitação dos servidores responsáveis pela execução do Censo Escolar nas unidades educacionais de Palmas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou nesta terça-feira, 6, capacitação com orientações, especialmente, sobre o módulo “Situação do Aluno”. A formação foi realizada pela equipe do Censo Escolar da pasta e contou com a presença da secretária-executiva Pedagógica, Maria Antônia de Almeida Costa, e do secretário municipal da Educação de Palmas, professor Fábio Chaves.

O objetivo da formação é capacitar os servidores para a segunda etapa do Censo, já que é a principal pesquisa estatística da Educação Básica. Ele é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em formato de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

O secretário escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Criança Feliz, Rainel Nunes da Silva, reforçou a importância de participar das formações. “Faz diferença para o desenvolvimento do nosso trabalho. Saber as habilidades necessárias, quais nossos prazos e como executá-las traz segurança, ainda mais quando sabemos que temos suporte. Ter esse momento de interação e troca de experiência faz diferença para nós”, pontuou Rainel.

Para a coordenadora do Censo Escolar na Semed, Ana Paula Lino, “a formação é fundamental para que os técnicos executores estejam preparados para a realização dessa segunda etapa. É imprescindível que todas as escolas e instituições de ensino colaborem ativamente com a coleta e a atualização dos dados. O sucesso desse trabalho depende do engajamento de todos os envolvidos no processo educacional. Somente com informações precisas e atualizadas poderemos garantir um repasse justo de recursos e uma avaliação adequada da qualidade da educação em nosso país”, afirmou a coordenadora.

“O Censo Escolar é crucial para compreender a situação educacional do nosso País. É necessário que todos os agentes envolvidos no processo educacional compreendam a relevância de mecanismo e colaborem ativamente com sua realização e atualização. Cada informação coletada contribui significativamente para uma gestão mais eficiente e para a promoção de uma educação de qualidade”, reforçou a secretária-executiva Pedagógica da Semed, Maria Antônia de Almeida Costa.

Ao prestigiar a formação, o secretário da educação de Palmas, professor Fábio Chaves, destacou que “é através do levantamento de dados, realizado pelo Censo, que conseguimos calcular indicadores para o acompanhamento e aprimoramento da qualidade da educação, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento e fluxo escolar, entre outros”, considerou.

Censo Escolar

O Censo Escolar é dividido em duas etapas. Na primeira, são coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional e tecnológica, com base na realidade das escolas, na data de referência do Censo (última quarta-feira do mês de maio).

E a segunda etapa, “Situação do Aluno”, tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento escolar, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na primeira etapa de coleta. Para fornecer informações sobre rendimento do aluno no sistema ‘Educa Censo’, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado. Há também outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o seu movimento, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.

 

Texto: Semed

Sair da versão mobile