Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Uma Chamada Geral reunindo todos os bombeiros militares do 2° Batalhão, em Araguaína, oportunizou a cerimônia de entrega de medalhas e ainda a simulação de atendimento a ocorrência de combate à incêndio veicular, com vítima encarcerada.
A programação, nesta quarta-feira, 18, durou a manhã toda, quando o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e subcomandante da Corporação, agradeceu aos bombeiros pelo empenho em suas atividades e funções, resultando no bom atendimento à população.
O próprio coronel encabeçou a entrega das Medalhas de Mérito Bombeiro Militar, que contemplou o major Clóvis Carneiro, comandante do 2° BBM, o subtenente Oade Moraes Sousa e o sargento Hélio Souza Araújo.
Houve ainda a entrega da comenda denominada 20 Anos, que contemplou os tenentes Márcio Greyk, Gilvan Guimarães, Alessandra Carneiro, Raimundo Martins e Ivo Batista.
“Nossa postura aqui é para motivar a tropa e dar mérito àqueles que realmente merecem. Vinte anos, não são vinte dias. Com esse tempo, o militar já ajudou bastante para o crescimento da Corporação e, no caso do 2° Batalhão de Bombeiros Militar, de Araguaína, colabora com as demais unidades como Colinas e Araguatins. Esse reconhecimento com as Medalhas é muito importante”, afirmou o coronel Ornelas.
Entre os que receberam a comenda, o subtenente Oade Moraes destacou a importância da ação para o militar da ativa.
“Meu sentimento é de gratidão por ter essa valorização. Esse é o resultado de trabalho dia após dia, é como um tijolinho que a gente vai colocando um sobre o outro. Sou grato por esse reconhecimento do Comando”, disse o subtenente.
Na primeira ação do dia, na sede do Batalhão, o coronel Ornelas vistoriou as obras de construção da base para colocação do contêiner que será usado no treinamento de combate a incêndio, bem como as obras de construção dos novos sanitários/vestiários masculino e feminino.
Simulado
A programação foi encerrada com a realização de simulação de combate a incêndio veicular com vítima encarcerada. O trabalho envolveu várias equipes e visa o alinhamento de informação sobre esse tipo de trabalho.
“Temos que estar preparados a cada instante para atender qualquer atividade solicitada pela sociedade e o simulado nos ajuda na atualização dos protocolos e nos aperfeiçoa para aquilo que realmente fazemos”, assegurou o coronel Ornelas.
Visita a ETI
A última ação na agenda do subcomandante foi a visita à Escola de Tempo Integral Jardernir Jorge Frederico, sob gestão do 2º Batalhão de Bombeiros Militar. O coronel foi acompanhado do diretor da instituição de ensino, o tenente-coronel J. Neto, da tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante Operacional, e pelo major Clóvis Carneiro.
O coronel pode estar com professores do estabelecimento, em fase de planejamento das aulas para o ano letivo, e também conheceu a estrutura da ETI, que atende milhares de estudantes de Araguaína.
Créditos: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins