Do começo de 2022 até esta quarta-feira, 28, Palmas acumula 12.139 casos confirmados de dengue. Os dados são do boletim epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), que também confirmou no período 2.570 casos de chikungunya e 46 de zika vírus. Não há confirmações para febre amarela.
O balanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também mostra que na 51ª semana epidemiológica, de 18 a 24 de dezembro, foram informados como suspeitos 145 casos de dengue, 37 de chikungunya e 06 de zika vírus. A Semus informa que os dados do boletim são parciais e estão sujeitos a alterações. Confira o documento na íntegra.
A Semus observa que a população deve redobrar o combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, especialmente agora neste período de chuvas mais intensas. O ideal é reservar um tempo diariamente, ou pelo menos uma vez na semana, para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Texto: Redação Semus
Edição: Secom