Ataídes, que prestigia todo ano a Festa do Bonfim, disse ter ficado tocado pela devoção dos romeiros que foram pedir e agradecer bênçãos. “São mais de 50 mil pessoas, é impressionante. E muitas delas enfrentam dias de caminhada, numa demonstração de fé sem igual”, comentou.
Contribuição
Ao final da celebração, que também homenageou os dez anos de episcopado de Dom Romualdo, o reitor do Santuário, Padre Leomar Sousa, fez uma queixa: faltou apoio dos políticos este ano para a Festa do Bonfim. Ele fez questão de registrar, no entanto, uma exceção. Dos 24deputados estaduais, oito federais e três senadores, o único a contribuir financeiramente para a realização da romaria foi o senador Ataídes Oliveira, aplaudido pelos fiéis.
Foi o presidente estadual do PSDB que construiu em 2016, com recursos próprios, o portal da Festa do Senhor do Bonfim, assim como o altar onde é celebrada a missa campal. Além do altar, a obra inclui dependências completas para os religiosos, como quartos com ar-condicionado, banheiro, confessionário e sala de espera.
“É uma alegria enorme contribuir para melhorar a estrutura da celebração e ajudar a promover uma tradição tão importante para o nosso povo e o nosso Estado”, explicou Ataídes, após a celebração. Entre cumprimentos e fotos com devotos e lideranças comunitárias que lhe prestavam apoio, o senador também ressaltou a importância do evento para alavancar o turismo e o comércio na região, contribuindo para o desenvolvimento da economia tocantinense.
Antes de deixar o povoado, Ataídes, Amastha, Stival e Vicentinho almoçaram na casa do ex-prefeito Joaquim do Porto, uma das maiores lideranças locais. Os tucanos Eduardo Fortes, que disputa uma vaga para deputado federal, e Gustavo Torquato, candidato a deputado estadual, também estavam presentes.
—