Palmas recebe de 27 de fevereiro a 2 de março as ações presenciais promovidas pelo projeto AcessoCidades: cidades mais acessíveis e conectadas. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio da União Européia, e vai percorrer outros 10 municípios, tendo com ponto de destaque a apresentação de um diagnóstico relativo à mobilidade urbana do município, com foco nas questões de acessibilidade, gênero e raça. As oficinas serão abertas à comunidade em geral, principalmente aos usuários do transporte público, e membros da sociedade civil envolvidos no combate à desigualdade.
As atividades desenvolvidas durante esses quatro dias irão contribuir para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas. Na segunda-feira, 27, a programação inicia às 14 horas, na unidade do Resolve Palmas de Taquaralto com entrevista com atores chaves para o planejamento de mobilidade com foco nas desigualdades de classe, raça e gênero. E a noite, a partir das 18 horas, haverá grupo de discussão com recorte em gênero e raça.
Na terça-feira, 28, voltam as mesmas atividades do dia anterior, só que desta vez no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. As entrevistas serão pela manhã, às 8 horas, e a noite, a partir das 18 horas, serão abertos os grupos de discussão. Já no dia 1º de março, as oficinas acontecerão no Senai, a partir das 9 horas.
“O objetivo é uma ampla oficina participativa intersetorial para apresentar um pouco dos problemas identificados tanto no diagnóstico de acessibilidade com com foco nas desigualdades de classe, raça e gênero que já foi elaborado para cidade, mas também com os resultados das pesquisas e das conversas e discussões com a população durante a semana. E depois na parte da tarde, vamos discutir as soluções, as ideias para melhorar a mobilidade urbana de Palmas, para que ela seja mais equitativa, sustentável e mais acessível para todos”, explica a especialista em mobilidade urbana do Projeto AcessoCidades, Tainá Andreoli Bittencourt, como será a dinâmica para o terceiro dias das atividades.
Programação
27/02 (1° dia) – Unidade do Resolve Palmas de Taquaralto
Tarde – 14 às 18 horas – Entrevista com atores chaves para o planejamento da mobilidade com foco nas desigualdades de classe, raça e gênero.
Noite – 18 às 21 horas – Grupo de discussão com recorte de gênero/raça
28/02 (2° dia) – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Manhã – 8 às 18 horas – Entrevista com atores chaves para o planejamento da mobilidade com foco nas desigualdades de classe, raça e gênero.
Noite – 18 às 21 horas – Grupo de discussão com recorte de gênero/raça
01/03 (3° dia) – Auditório do Senai
Manhã – 9 horas – Oficina intersetorial e participativa com autoridades
– Desigualdade de classe, raça e gênero na mobilidade e acessibilidade urbana de Palmas
– Diagnóstico local e desafios identificados
– Dinâmica para a discussões coletivas dos problemas, pontos críticos e prioridades na mobilidade urbana de Palmas
– Compartilhamentos de discussões
Tarde – 14 horas
– Benchmarking de boas práticas e planos de mobilidade com foco nas desigualdades de classe, raça e gênero
– Dinâmica para discussões de idéias e ações para o Plano de Mobilidade de Palmas
– Compartilhamento de discussões
02/03 (4º dia) – IPUP – Prefeitura Municipal de Palmas, Anexo I, 2° andar
Reunião interna de fechamento – Técnicos da Comissão do PlanMob; – Técnicos da Frente Nacional de Prefeitos