
– Isolamento domiciliar pelo prazo mínimo de sete dias;
– Se a pessoa esteve em viagem nos últimos 14 dias e apresentar febre, tosse e dificuldade de respirar, deverá procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico da viagem, bem como os locais visitados anteriormente;
– Evitar contato com outras pessoas e ficar em casa, principalmente se estiver com sintomas;
– Reforçar a adoção de medidas necessárias básicas dos cuidados para evitar a transmissão do vírus;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de ingerir alimentos ou utilizar álcool em gel 70%;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios;
– Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos não estejam higienizadas;
– Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar;
– Recordar que notas de papel, moedas e aparelhos celulares podem ser fontes de contaminação e por isso recomenda-se o cuidado de reforçar a higienização das mãos.
Onde e quando procurar ajuda?
Em Palmas há 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas em todas as regiões da Capital e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Norte e a Sul. O Município conta ainda com quatro unidades sentinelas que funcionam aos finais de semana e feriados, no período das 7 às 19 horas.
Caso o paciente tenha sintomas como coriza, febre e tosse, deverá procurar uma das 34 USFs. Já em casos mais graves, quando o paciente apresenta, além de coriza e febre, falta de ar, ele deve buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Norte ou Sul.
Como fazer os testes?
O teste está disponível nas 34 USFs de Palmas. Ao apresentar os sintomas da Covid-19, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde da Família no horário de funcionamento das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira, e agendar a realização do teste da Covid-19.
Aos finais de semana e feriados, o paciente pode procurar uma das quatro unidades sentinelas da Capital, que funciona aos sábados, domingos e feriados. São elas: USF da Arno 61 (503 Norte); Eugênio Pinheiro, localizada no Aureny I, Taquari e Walter Pereira Morato, no distrito de Taquaruçu (essa última funciona 24 horas).
Em caso de dúvidas, a população pode ligar ou mandar mensagem para o Disque Zap Coronavírus, por meio dos números (63) 3218-5643 e (63) 3218-5458. Os atendimentos por telefone são de segunda a sexta-feira. Já pelo WhatsApp acontecem todos os dias, sempre das 7 às 19 horas.