Ícone do site Pauta Notícias

Perto do fim da campanha contra gripe, Palmas tem 65% do público-alvo vacinado

Foto: divulgação. 

 

Palmas chegou a 65% da meta de vacinação contra a gripe. Faltam pouco mais de 15 dias para o fim da campanha e o número é considerado baixo. Segundo a enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Araújo, nessa reta final o desafio é traçar estratégias para atrair o público que ainda não compareceu para se vacinar.

“A gente vê que pra gente conseguir números mais expressivos, a gente tem mais dificuldade. Então, agora a gente tem que ter um trabalho junto com as equipes e busca ativa realmente daquelas pessoas que ainda não se vacinaram”, comentou a enfermeira.

A meta é vacinar mais de 65 mil pessoas na capital. O último balanço apontou apenas 41 mil já tomaram a dose. A campanha termina no próximo dia 31 e a Secretaria de Saúde acredita que a maior dificuldade é se adequar ao horário de funcionamento dos postos de vacinação.

“A gente tem a questão da dificuldade da pessoa se adaptar ao horário de funcionamento, conseguir sair do trabalho um pouco mais cedo para receber a vacinação ou levar o seu filho pra ser vacinado. Um outro motivo também é que às vezes a pessoa vai deixando pra última hora.”

 

Nesta terça-feira (14) e quinta-feira (23) o Centro de Saúde da Comunidade da 108 Sul (Arse 13) terá vacinação noturna contra a gripe. De acordo com a prefeitura de Palmas, nestas datas a população pode ir até o local se vacinar das 8h às 21h.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo em Palmas. Fazem parte desse público: pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Alguns grupos já estão perto de completarem os 100%. Em Palmas, 98% dos idosos já se vacinaram. Entre as grávidas e crianças o número de imunizados não passa dos 60%.

Veja os locais de vacinação em Palmas:

Região Norte

Região Central

Região Sul

 

Sair da versão mobile