Aconteceu na manhã desta terça-feira (24), a formatura do XIV Curso de Força Tática da Polícia Militar do Tocantins, no pátio do 1º BPM, em Palmas. Os policiais que participaram do curso puderam fazer o estágio operacional supervisionado na Operação Canguçu.
A Força Tática é uma equipe de policiais militares subordinada diretamente às Unidades da PM que tem a missão básica de realizar o policiamento ostensivo repressivo de maior complexidade, atuando em ocorrências que fujam do cotidiano, excetuando-se as intervenções destinadas ao Batalhão de Operações Especiais, composto por policiais militares que usam o fardamento preto.
O 14º curso de FT da PMTO foi realizado na sede do Primeiro Batalhão de Polícia Militar em Palmas/TO. Ao todo 40 Policiais Militares do 1º BPM, 6º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 1ª CIPM, 6ª CIPM e dois policiais penais pertencentes à Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins – SECIJU, concluíram o curso com aproveitamento.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça em sua fala destacou a importância desta formação para a estratégia da corporação, “O Curso de Força Tática está dentro de uma diretriz que temos procurado adotar na instituição. Temos bem definido que a PM precisa ser forte em todas as vertentes, Policiamento de Proximidade, Recobrimento e Especializado. O primeiro passo foi fortalecer o policiamento de proximidade, colocando policiais nos 139 municípios, dando a capilaridade que a PM precisa, e isso foi possível com a formatura do CFP (Curso de Formação de Praças) no dia 19 de janeiro. O passo seguinte foi dar uma atenção especial ao policiamento de recobrimento e ao policiamento especializado. Na última sexta-feira, formamos na Patrulha Rural, 104 novos patrulheiros, dando um enfoque para a segurança no campo e hoje com essa importante formatura da Força Tática, diante de uma situação dos índices criminais na Capital e área metropolitana, fortalecemos a FT para que tenhamos uma resposta efetiva que promova a redução desses índices.”
O curso teve carga horária de 280 horas/aula distribuídas em 16 disciplinas. Durante o curso Militares da PMTO atuaram como instrutores, as instruções iniciaram do dia seis de março à 18 de maio do corrente ano, com aulas teóricas e práticas, além do Estágio Operacional Supervisionado, o qual fora realizado inclusive na Operação Canguçu, entre os dias 10 de abril ao dia 18 de maio.
Ao final do curso, os 42 novos Taticanos estão capacitados para realizarem o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuarem em ocorrências que fujam ao cotidiano normal da organização Policial Militar. A Força Tática apresenta aos cidadãos tocantinenses o seu novo fardamento camuflado, denominado “digital desert”.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o Deputado Estadual Júnior Geo, a Deputada Estadual Vanda Monteiro, o Vereador Júnior Brasão, Vereador Márcio Reis, o diretor da empresa Ferrotec Sr. Resende Camilo, o Sr. Ismael Gorgen, oficiais, praças, familiares dos formandos, o proprietário da Fazenda Terra Boa, o Sr. Cléber Solano, o gerente de operações da Polícia Penal.