O objetivo do Seminário foi unir forças para o enfrentamento da criminalidade no campo. – Foto: Polícia Militar

Com o tema “Desafios e as Perspectivas para a Proteção do Homem do Campo no Tocantins”, a PMTO, por meio do Conselho Superior de Ensino, Secretaria Estadual da Agricultura e demais parceiros do agro, promoveu nesta sexta-feira,17, o I Seminário de Patrulhamento Rural, que aconteceu no auditório da FAET, na Agrotins 2024, na Capital Palmas.

O objetivo do Seminário é falar sobre a união de forças para enfrentamento da criminalidade e garantia da segurança no campo. O tema é oportuno, pois a criminalidade rural mostra-se um desafio crescente em nosso país. Foram ministradas palestras acerca da temática, além da entrega de certificados para os participantes.

Os temas ministrados nas palestras foram Operações em Ambiente Rural, ministrado pelo Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; Integração das Forças de Segurança para Proteção do Homem do Campo, ministrado pelo Tenente-coronel da PMGO, Fábio Francisco da Costa; Patrulhamento Rural Georreferenciado da PMMT – Boas Práticas e desafios, ministrada pelo Tenente-coronel da PMMT, Gleber Cândido da Silva; e Insurgência Criminal, ministrada pelo analista de segurança e Defesa, Alessandro Visacro.

Durante o evento, foi assinado, em conjunto com PMTO, Seagro, FAET/SENAR, Sebrae, Detran, Adapec e Unitins, um um protocolo de intenções, registrando o compromisso de darem continuidade às ações, projetos e programas que já demonstram resultados positivos e que visam o desenvolvimento do Tocantins e a segurança do homem do campo.

No local do evento, houve o lançamento do livro “Patrulhamento Tático No Brasil. – E A Evolução Da Força Tática Da PM Do Estado Do Tocantins”. O livro é de autoria do Cabo da PMTO, Wanderson Cordeiro.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou a importância deste seminário na segurança pública no meio rural. “É muito importante para nós da segurança pública, oferecermos uma segurança adequada para homens e mulheres que produzem as riquezas do nosso Estado. Desde o pequeno ao grande produtor, estamos presentes no campo e em todos os lugares do Tocantins, oferecendo uma segurança de qualidade e o melhor que a nossa polícia possa ofertar”, destacou o Coronel Barbosa.

Presentes

Estiveram presentes também o Chefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel Cláudio Thomaz Coelho; o Subcehfe do Estado-Maior, Coronel Marizon Mendes Marques; o Assessor adjunto ao Tribunal de Justiça, Coronel Jaizon Veras; A Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Andreya de Fátima Bueno; Assessor da Junta de Serviço Miltiar, José Ribas Mendes; a Desembargadora, Ângela Haonat; representantes parceiros do Seminário, Paulo Carneiro, Presidente FAET/SENAR; Jaime Café; o Secretário da Agricultura e Pecuária, Paulo Lima; da Adapec, Willian Gonzaga dos Santos; o presidente do Detran, a superintende do Senar, e Rayley Luzza.

Revisão Textual: Marcos Morais