Na noite desta quarta-feira, 7, após dois anos sem realização devido às restrições da pandemia da Covid-19, a Polícia Militar do Tocantins participou do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro, dia da Independência. O evento aconteceu na avenida NS-02, em Palmas, e marca os 200 anos da independência do Brasil.
O desfile a pé firme da PMTO iniciou com a apresentação da banda de música, seguida pelos pelotões compostos por policiais militares femininas, militares do serviço operacional do Comando Geral, pelotão do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), Batalhão de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), e alunos do curso de Formação de praças da Academia de Polícia Militar Tiradentes e do 1° BPM. Alunos dos Colégios Militares de Palmas também desfilaram ao som de suas fanfarras.
Em um momento de grande expectativa, as viaturas do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), 6° Batalhão de Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) Batalhão de Choque (BPCHOQUE), Grupamento Aéreo (GRAER) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE), se apresentaram durante o desfile motorizado sob muitos aplausos dos presentes.
Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, esse é o momento de demostrar o civismo e apresentar o orgulho de ser integrante da força de proteção à pátria. “Por uma data tão importante para o país a PM se faz presente, contribuindo assim para a preservação de valores cívicos tão imprescindíveis à soberania do país”.
O desfile de 7 de setembro é um momento histórico de resgate do civismo e amor à pátria e reuniu um público estimado de 15 mil pessoas, que puderam acompanhar a passagem dos pelotões e das fanfarras, que dão o tom ao evento. Cerca de 4.000 militares e civis participaram do momento cívico.
Crédito das fotos: Ademir dos Anjos