Ícone do site Pauta Notícias

Polícia Militar realiza aula inaugural do primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque

Na tarde desta terça-feira, 1, a Polícia Militar do Tocantins realizou a aula inaugural do I Curso de Operações de Choque 2022 (I COPC).  O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral da PM onde cinquenta e um alunos iniciaram o curso que vai habilitar oficiais e praças a atuarem no controle de ações de alta complexidade, como operações de reintegrações de posse em área urbana e rural e rebeliões.

O curso terá duração de cinquenta dias com formatura prevista para o final do mês de dezembro deste ano. Os profissionais que concluírem o I COPC receberão a denominação especial de “choqueanos” e terão seus nomes incluídos em Almanaque próprio, por ordem cronológica de formação, além de ostentarem um número de Elmo, em referência ao Elmo Espartano, símbolo dos Choqueanos.

Entre os 51 alunos do I COPC, estão alunos da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Polícia Penal.

Durante a aula inaugural, os participantes puderam conhecer a realidade e experiências da tropa de choque de um Estado vizinho durante uma palestra com o tema “Operações de choque na Polícia Militar do Pará” ministrada pelo coronel PMPA, Emmanuel Queiroz Leão Braga.

Para o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), Major PMTO Robson Santos Sousa, “sabemos o quanto é importante essa tropa especializada, com conhecimento técnico doutrinado e pronta para ser empregada para resolver situações complexas”.

“A tropa de Choque é uma tropa motivada, bem preparada, tecnicamente, emocionalmente, psicologicamente e disciplinarmente. Tenho certeza de que esse curso será um marco na história da Polícia Militar do Tocantins”, disse o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, Chefe do Estado Maior da PMTO.

Esteve presente no evento ainda o Comandante de Policiamento Especializado, coronel PM Sherlock Luiz de Mesquita, dentre outras autoridades militares.

Revisão Textual: Marcos Morais

Sair da versão mobile