Ascom PMTO / Governo do Tocantins
Policiais Militares do Tocantins participaram nos dias 22 a 25 de fevereiro de 2021, do nivelamento para utilização do O Córtex é uma ferramenta implementada pelo Ministério da Justiça e rastreia alvos móveis em tempo real e o policial militar atuando nas ruas poderá ter acesso aos dados cadastrais incluindo RG, CPF, endereço, bem como outras informações importantes. que será implementado na PMTO. Uma das maiores ferramentas de vigilância e controle de que se tem notícia no Brasil foi implementada pelo Ministério da Justiça e será expandida para o Estado do Tocantins, através da Polícia Militar.
A plataforma Córtex, uma solução tecnológica que aplica conceitos de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina), é capaz de realizar a leitura automática de placas de veículos por milhares de câmeras viárias espalhadas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas país afora para rastrear e monitorar alvos móveis em tempo real.
O programa, que tem acesso a diversos bancos de dados com informações sigilosas e sensíveis de cidadãos e empresas, é capaz de cruzar informações oriundas de diferentes bases de dados, fornecendo análises de inteligência e segurança pública com bastante celeridade e confiabilidade. Através da ferramenta, o policial militar atuando nas ruas poderá ter acesso aos dados cadastrais incluindo RG, CPF, endereço, bem como outras informações importantes para o trabalho policial.
De forma prática, a nova plataforma, que vem agregando gradualmente diferentes funcionalidades, se torna indispensável para o combate ao crime de todas as naturezas nas mais diversas regiões do país. Na prática, o uso da ferramenta se torna necessário para a checagem rápida da veracidade de dados, tais como cidadãos e veículos.
Programa VIGIA
O nivelamento realizado nesta semana, que consta nas ações do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas – VIGIA, é parte integrante da cartilha de projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública que possui como um de seus eixos a Política de Pessoal e Valorização Profissional, assim como a necessidade de nivelar os conhecimentos dos profissionais que integram o Programa VIGIA; teve duração de uma semana e contou com a participação de três policiais militares que ficarão responsáveis pelo cadastramento de novos usuários que poderão fazer uso do sistema.
Nas palavras de um dos participantes, o Major QOPM Marcel Sales Campelo, Coordenador da Assessoria de Estatísticas e Análise Criminal da PMTO (ASSEACRIM), “O Sistema Córtex é um recurso valiosíssimo para o planejamento operacional, para a gestão das operações nacionais, estaduais e locais e também para a análise criminal, tendo em vista a interface amigável da ferramenta, a integração de bases de dados de diferentes órgãos e a disponibilização de painéis de dados em tempo real. A corporação vem experimentando melhorias contínuas, como a tecnologia embarcada do projeto PMTO Mobile e o rádio digital. Essas iniciativas são compatíveis com a ferramenta oferecida pelo Ministério da Justiça e o setor de Tecnologia de Informação da PMTO já possui tratativas a fim de viabilizar essa perfeita integração”, ressaltou.
Revisão: Gisele Burjack
Crédito: Divulgação PMTO