Aconteceu nesta segunda-feira (07), no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, a solenidade de recepção da Delegação dos Oficiais-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), da Polícia Militar do estado de São Paulo (PMESP). Os policiais estão realizando uma visita técnica à Polícia Militar do Tocantins, a fim de conhecer melhor sua estrutura.
A visita técnica dos oficiais da PMESP à PMTO visa potencializar os conhecimentos técnicos e científicos, além de intercâmbio cultural com realidade tocantinense. Os alunos participarão de apresentações com diferentes setores administrativos e operacionais da PMTO.
Os Oficiais iniciaram a visita técnica neste último domingo, 06, com término no próximo sábado, 12 de novembro. O evento foi realizado para recepcionar a Delegação da PMESP e contou com a presença da banda da PMTO, tocando o Hino Nacional, momento ecumênico e apresentação da estrutura da Polícia Militar do Tocantins.
Durante a solenidade houve também apresentação Organizacional do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento da Capital (CPC) e Comando de Policiamento do Interior (CPI). A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também apresentou sua estrutura e funcionamento, assim como o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO). Além disso, durante a semana de visita serão abordados temas como administração de recursos humanos, planos de carreira e automação dos sistemas administrativos, de ensino, entre outros assuntos da Polícia Militar do Tocantins.
Para o Secretário de Estado da Segurança Pública, Wladimir Costa Mota Oliveira, esse intercâmbio é de grande importância tanto para PMESP quanto para SSP-TO, que vem atuando com mais integração no fortalecimento das instituições.
O Coronel Marizon Mendes Marques, subchefe do Estado-Maior da PMTO, desejou boas-vindas e falou sobre a satisfação de receber dos Oficiais-alunos do CAO/SP na PMTO. “É um grande prazer receber estes oficiais. Temos a certeza que esse encontro, além da troca de informações, é muito significativo para todos, para o nosso crescimento profissional e para o fortalecimento de ambas as instituições”, reitera o Coronel.
Estiveram presentes ainda, representando o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, a Tenente-Coronel Andreia de Fátima; a Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, Coronel Lorena Afonso Cavalcante Fernandes, demais autoridades civis e militares.
Edição: Fran Alcântara
Revisão Textual: Marcos Morais