Neste sábado, 23, policiais penais do Tocantins concluíram o 12º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT), promovido pela Secretaria de Cidadania e Justiça.

Com uma carga horária de 60 horas, o curso ofereceu aulas teóricas e práticas, abordando o manuseio de diversos armamentos, como pistola, espingarda calibre 12, carabina e fuzil.

Participaram do curso policiais penais selecionados por meio de edital, incluindo tanto os que atuam em áreas administrativas das seções da Polícia Penal quanto aqueles que trabalham diretamente nas unidades penais.

O principal objetivo da capacitação foi nivelar o conhecimento técnico dos participantes, garantindo maior efetividade em suas ações operacionais. Além de treinar o manejo correto de armamentos, o curso destacou a responsabilidade no porte e uso de armas de fogo.

A iniciativa foi conduzida pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, em parceria com a Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (ESGEPEN) e o Departamento de Controle de Armas e Munições (DECAM), reafirmando o compromisso do Estado com a qualificação e o preparo técnico dos agentes penitenciários.