Georgethe Pinheiro
A prefeita Cinthia Ribeiro recebeu na tarde desta segunda-feira, 05, o presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) Joseph Madeira, bem como o que está no atual mandato, Fabiano do Vale, e membros da diretoria da entidade para discutir uma agenda de interesses comuns entre o município e o comércio da Capital. Na ocasião, os empresários apresentaram sugestões desse segmento produtivo para o desenvolvimento da Capital, e agradeceram por parcerias já em andamento.
O secretário de Governo e Relações Institucionais César Augusto Guimarães disse que considera a classe empresarial como um importante indutor da geração de empregos e renda e destacou que a Prefeitura está aberta ao diálogo e à disposição para parcerias que atendam interesses comuns entre a iniciativa privada e o poder público. “Precisamos de um setor público forte e independente e estamos aqui para apoiar no que estiver ao nosso alcance”, acrescentou Guimarães.
O atual prefeito da entidade, Fabiano do Vale, disse que a Acipa já mantém um relacionamento satisfatório com o município, mas que a intenção é de que esta relação seja estreitada cada vez mais. Um dos exemplos dessa parceria é o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) em que a Prefeitura tem assento permanente.
O presidente eleito Joseph Madeira demonstrou seu entusiasmo pelo desafio posto e contou sobre sua trajetória profissional. Ele lembrou que há 24 anos chegou a Palmas em busca de trabalho e atuava como jornalista e sua primeira matéria foi exatamente sobre a eleição da Acipa, que tinha acabado de acontecer. “E passado este tempo estou assumindo a presidência da entidade”, relembrou. Ele ainda explicou que pretende fazer uma gestão de convergência e parcerias, com vistas ao fortalecimento do setor .
A prefeita Cinthia Ribeiro disse que considera o setor empresarial essencial para que Palmas possa deixar a condição de cidade administrativa para se tornar uma cidade indutora do desenvolvimento regional, por meio da geração de empregos e da atração de investimentos.
A prefeita destacou que, na condição de segunda vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), discutiu, semana passada, em reunião da instituição ocorrida em São Paulo, dentre outras propostas, uma que propõe a revisão do pacto federativo, buscando ampliar o protagonismo dos municípios, que é onde o cotidiano do cidadão acontece.
“Entendemos que os municípios deveriam ficar com uma fatia maior no bolo da arrecadação e vamos pleitear uma divisão mais igualitária junto ao Governo Federal. Com mais recursos poderemos ampliar os investimentos voltados ao desenvolvimento e, dessa forma, apoiar mais o setor produtivo como um todo”, reiterou. O documento contendo as propostas da FNP será entregue ainda este mês ao presidente eleito Jair Bolsonaro.
(Edição e postagem: Iara Cruz)