A Prefeitura de Palmas iniciou a construção do Orçamento Participativo em outubro e realiza neste sábado, 5, a terceira audiência pública, na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, às 8h30. Por meio da audiência e consulta pública on-line, o cidadão é convidado a definir as prioridades da gestão municipal para o próximo ano. A audiência pública, assim como a consulta pública, apresentará os programas e ações definidas pelo Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e o cidadão elegerá as prioridades para 2023.
Na prática, cada ação que compõe o PPA será analisada pelo cidadão e as três mais votadas serão colocadas como prioridades para 2023. O cidadão irá opinar em 13 áreas: sendo: Palmas com Educação, Juventude e Esportes; Palmas com Saúde e Proteção Social; Palmas com Habitação Digna; Palmas com Fluidez Urbana; Palmas da Sustentabilidade Ambiental; Palmas com Economia Forte; e Palmas da Governança e da Transformação. Essa é a mesma dinâmica adotada na consulta pública, pelo aplicativo Colab, também disponível no site (https://consultas.colab.re/oppalmas-2023).
O Orçamento Participativo já realizou duas audiências públicas na região sul, sendo a primeira em 15 de outubro, na ETI Eurídice Ferreira de Mello, no Setor Jardim Aureny III; e a segunda em 22 de outubro, na ETI Caroline Campelo, no Setor Santa Fé II, a última audiência pública será no distrito de Taquaruçu, no dia 12 de novembro. “A participação do cidadão na definição das prioridades da gestão municipal é fundamental e uma forma de fortalecermos a democracia”, explica o superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), José Augusto Rodrigues Santos Júnior.
Participação on-line
Para o cidadão que não pode ir à audiência, a Prefeitura de Palmas disponibiliza a consulta pública por meio do site https://consultas.colab.re/oppalmas-2023 ou pelo aplicativo Colab, disponível para celulares iOS e Android. A participação on-line estará disponível até o dia 12 de novembro.
Saiba Mais
Calendário das Audiências Públicas do Orçamento Participativo
– 5/11, 8h30 às 12 horas – Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo (Quadra ACSU-NO 40 – 301 Norte)
– 12/11, 8h30 às 12 horas – Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar (Taquaruçu)
Texto: Aline Sêne/Secom
Edição: Secom Palmas