A Rede Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária em Saúde (APS), além de realizar visitas domiciliares de maneira regular, também leva atendimento diversificado e, de acordo com a necessidade dos pacientes em situação de vulnerabilidade, pode realizar vacinação das campanhas ou contra Covid-19, atendimento de dentista, acompanhamento de condições crônicas ou até mesmo consultas especializadas.
O gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária, Ilton Batista Júnior, explica que a atenção primária neste momento de pandemia precisa acompanhar as mudanças do cenário epidemiológico para que possa se adaptar e garantir acesso da população à rede da saúde. “O atendimento das unidades precisa passar por um processo de transformação, além do público regular que precisa de atendimento, temos o público vulnerável que a equipe precisa ir até as casas para acompanhar com segurança”. Ilton destaca que o atendimento de síndromes gripais e casos de Covid-19 não é realizado nas unidades regulares, esse atendimento continua sendo realizado pelas unidades sentinelas.
Há mais de dois anos, a Rede de Saúde de Palmas tem sido destaque pela atenção básica no ranking nacional do Smart Cities. Um dos fatores cruciais é a capacidade, segundo a pesquisa, de cobertura de 100% pela atenção básica.
Como obter o serviço?
Para ter acesso ao acompanhamento domiciliar o paciente pode procurar seu Agente Comunitário de Saúde ou sua USF de referência para planejamento adequado de cada caso.
A necessidade de atendimento é avaliada pela equipe de saúde da família, que fornece serviço amplo, realiza vacinação, inclusive o imunizante contra a Covid-19, troca de curativos, aplicação de medicamentos, aferição de sinais vitais e renovação de receitas.