Todos os casos suspeitos e confirmados da doença são acompanhados todos os dias pela Secretaria Municipal de Saúde, que continua empenhada em mapear, monitorar e testar o maior número possível de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.
Combate ao Covid-19
O município está em lockdown ou distanciamento social ampliado desde o último sábado, dia 16. Até o momento há 31 pessoas confirmadas para Covid-19 e uma morte. “Temos que ser rígidos nesse momento, antes que a situação fuja ao controle e estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para garantir a segurança da população. Temos reforçado o trabalho preventivo. Já distribuímos mais de 8 mil kits de máscaras e álcool em gel e estamos fazendo um trabalho de descontaminação das principais avenidas e espaços públicos de Xambioá. Temos barreiras informativas e sanitárias na entrada da cidade e em parceria com a ROTAM da Polícia Militar estão sendo realizadas blitzes e triagens na balsa, na divisa com o Pará”, explicou a prefeita Patrícia Evelin.
“Também reforçamos os pedidos para que as pessoas não saiam de casa sem necessidade. Usem máscara caso seja necessário sair da sua residência, o uso é obrigatório, e mantenham os hábitos de higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar toques nos cumprimentos”, complementou Patrícia.
Empatia
A pedido da prefeita também está sendo desenvolvida na cidade, com apoio da Secretaria de Ação Social, uma campanha informativa para conscientizar a população sobre os efeitos do preconceito às vítimas da Covid-19. “Nossa cidade é pequena e as pessoas se conhecem muito entre si, então, por mais que a gente tenha o cuidado de não identificar quem são as pessoas que tem resultado positivo, a notícia acaba circulando e notamos que esses moradores estão sendo alvo de preconceito e discriminação, o que não podemos permitir. Quem contrai a doença é vítima e precisa do nosso apoio”, explicou.
A intensão da campanha é explicar que é possível dar apoio por telefonemas e mensagens e ajudar quem se contaminou a enfrentar esse momento difícil. Além de permitir que, após curada, seja reinserida na comunidade sem receio de que contamine outras pessoas.