Desde 2018, quando Cinthia Ribeiro assumiu o comando da Prefeitura de Palmas, os funcionários públicos das Secretarias Municipais da Saúde (Semus) e da Educação (Semed) puderam ver a importância de seu trabalho sendo reconhecido, com pagamento de progressões atrasadas e valorização de seus salários, como o alinhamento salarial dos servidores de nível superior da Saúde com os integrantes do Quadro Geral.
No ano de 2019, a gestão iniciou um cronograma para pagamento das progressões atrasadas desde 2013 no quadro da Educação e desde 2016, nos demais quadros. Pelo cronograma, a prefeitura pagou o ano de 2016 em junho, o de 2017 em agosto e o de 2018 em outubro daquele ano. Desde 2020, todos os servidores estão recebendo suas progressões e benefícios em dia.
Nestes seis anos de mandato, a prefeita Cinthia Ribeiro trouxe melhorias significativas para os servidores da Capital.
Saiba Mais
Saúde
No ano passado foi incorporado a produtividade dos agentes e inspetores de Vigilância Sanitária à aposentadoria. E os servidores de nível superior da Saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, tiveram o processo de equiparação dos vencimentos com os valores pagos aos profissionais do Quadro Geral aprovado. A equiparação salarial, que começou a ser implementada no início deste ano, fará com que os servidores da saúde passem a receber o mesmo, a partir de 2024, que os demais com mesma escolaridade.
Em sua gestão, no ano de 2023, Cinthia Ribeiro também concedeu adicional de insalubridade para biólogos, farmacêuticos, bioquímicos e condutores de ambulâncias das unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das unidades de Saúde da Família (USFs), aos profissionais vinculados à Semus.
Educação
A educação iniciou o ano de 2018 com a chefe do Poder Executivo antecipando o pagamento de R$ 3,4 milhões aos servidores que tiveram faltas, referentes à greve de 2017, abonadas em acordo judicial.
Em 2022, durante o evento em comemoração ao Dia do Servidor, a prefeita Cinthia anunciou o abono salarial à educação, o pagamento do 14° salário aos profissionais da área. O benefício foi pago 100% para as escolas com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e 80% para os demais profissionais.
Também, por iniciativa da prefeita Cinthia, que encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal sendo aprovado ainda em 2022, foram inseridos nas equipes escolares da rede municipal de ensino assistentes sociais e psicólogos.