Victor Morais/Ascom ATM
Segundo os organizadores, o objetivo do congresso é consolidar uma representação continental mais forte e inclusiva com impacto real sobre as políticas públicas no continente, além de acordar um plano de ação anual e delinear um portfólio de iniciativas que a Flacma defenderá nos próximos anos. Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações, a Flacma é uma espécie de organismo internacional que defende os interesses locais e a autonomia dos entes municipais na América Latina.
Além disso, o encontro busca construir pontes de cooperação e relações de trocas entre as autoridades locais. No Congresso, os prefeitos discutem os Planos de Desenvolvimento Territorial e Urbano, e participam também do encontro da Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, encabeçado pela Flacma.
Jairo Mariano comenta a participação dos prefeitos tocantinenses no encontro. “Estamos aqui para conhecer os projetos de inovação executados nos municípios latinos americanos e para construir modelos de gestão a serem aplicados em nossas cidades”, disse. Esse é o segundo encontro internacional de autoridades latinas americanas que prefeitos do Tocantins participam. O primeiro ocorreu em agosto de 2017, na cidade de Pachuca, no México.
O congresso segue até esta sexta-feira, 31.