Com a Páscoa se aproximando os consumidores precisam pesquisar bastante para garantir os preços dos produtos que estão a venda nos estabelecimentos e para auxiliar os consumidores nesta tarefa, o Procon Municipal de Palmas, realizou uma pesquisa de preços que pode ser conferida aqui.

Entre os dias 31 de março a 3 de abril, os fiscais do órgão, coletados os preços de 17 produtos, entre os chocolates e ovos de páscoa, em oito estabelecimentos nas diversas regiões da Capital. O levantamento apontou uma variação de preços nos produtos procurados pelos consumidores neste período.

Entre os produtos com as maiores diferenças de preço estão os ovos. O produto da marca Nestlé Galak 185g, apresentou uma diferença de 63%, sendo encontrado pelo menor preço de R$ 39,98 e o maior de R$64,99. Outro produto que também apresentou uma grande variação foi o ovo Lacta Sonho de Valsa 357g, cujo menor preço foi R$ 43,70  e o maior R$ 69,99, uma diferença 60%. Já a menor variação entre os ovos pesquisados foi o Nestlé Prestígio 207g, o produto apresentou uma diferença de preço de 10% entre os locais pesquisados. O menor preço encontrado foi de R$ 49,99 e o maior de R$ 54,99.

Entre as marcas das caixas de bombom, a que apresentou a menor diferença de preços foi a Lacta. O produto apresentou uma variação de 8% entre os estabelecimentos pesquisados. Em contrapartida, a caixa da marca Nestlé está sendo comercializada   pelo menor preço entre as pesquisadas. O produto foi encontrado por R$ 9,99.

Segundo o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, antes de comprar os consumidores devem observar os prazos de validade contidos nas embalagens dos ovos ou das barras de chocolate. “ O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é claro quanto a isso, o Art. 31, diz que: a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”, informou

Ainda segundo o presidente, caso o consumidor encontre um produto vencido na área de venda, como prateleiras, gôndolas, etc. (antes de passar pelo caixa), o ele pode ser trocado por outro no prazo de validade. Se o estabelecimento não possuir a mesma mercadoria, deverá entregar uma similar e de igual valor.

 

Dicas antes de comprar

  • Fique atento aos preços anunciados, se houver divergência entre o valor informado com o registrado no caixa, o consumidor deve sempre pagar o menor valor
  • Observe se a embalagem está em boas condições de armazenamento. Verifique antes de realizar a compra se o produto não está amassado, derretido ou com furos, pois essas avarias podem contaminar o mesmo
  • Verifique também as descrições como: validade, e os componentes que possam causar alergia (lactose, glúten, entre outros)
  • Quem planeja comprar cestas com produtos de Páscoa deve observar se os rótulos ou embalagens estão com as descrições corretas. Os mesmos devem de peso e quantidade;
  • Os ovos de chocolate importados devem trazer, também no rótulo, a tradução em português
  • Nos ovos que trazem brinquedos como brinde os pais devem verificar se na embalagem os mesmos informam que estão certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou ainda pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).  Além disso, se consta a idade que o brinquedo é compatível
  • As lojas não podem exigir quantidade mínima na hora da compra dos ovos, barras ou caixas de chocolates, bem como em outros produtos
  • Para quem irá adquirir o produto pela internet é importante verificar o histórico da loja, guardar todos os dados da compra, o nome do site, os produtos pedidos, o valor pago, a forma de pagamento e o número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. Se a compra for realizada com o cartão, verifique antes de finalizar o pagamento se há cadeado ou uma chave no canto da tela, indicando que a transação é segura.

 

Texto: Redação Procon/Palmas

Edição: Secom