Luciene Lopes/Governo do Tocantins
O Procon Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 11, o monitoramento de preços e ofertas no comércio, em todo o estado, com o intuito de constatar se as propagandas de redução de preços que ocorrerão durante a Black Friday, que acontece no dia 29/11, apresentarão descontos reais. O monitoramento acontece até quinta-feira, 14.
Durante a operação “Monitoramento Black Fiday”, serão monitorados preços de produtos de diversos segmentos, desde veículos, eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, móveis, perfumarias, Informática vestuários, calçados, artigos esportivos, brinquedos até alimentação.
Com essa intervenção, o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, pretende reduzir o número de estabelecimentos que costumam subir os valores dos produtos, antes do dia de descontos, para reduzir ao preço normal durante a promoção, ou aplicar um desconto insignificante para o consumidor no valor do produto. “O nosso propósito, durante o monitoramento, é também conscientizar o fornecedor para que ele promova descontos reais em seus estabelecimentos. Sem fraude a economia cresce e todos, conseqüentemente, ganharão”, ponderou.
Compras on line
Sobre as compra online, o gestor do Procon Tocantins orienta o consumidor a buscar os sites confiáveis e esclarece que o consumidor pode desistir do produto, em até sete dias da data do recebimento do produto, sem nenhuma justificativa, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura o direito de arrependimento nas compra on line.
Plantão Black Friday
Na sexta-feira (29/11), o Procon Tocantins terá atendimento especial para receber denúncias de consumidores sobre ofertas enganosas na Black Friday. A gerência de fiscalização do órgão de defesa do consumidor explica que as equipes vão analisar as ofertas e comparar com os preços coletados durante o monitoramento. Caso haja indícios de publicidade enganosa, as empresas responderão a processo administrativo e poderão ser multadas.
Como denunciar
Ao perceber qualquer irregularidade nos preços e qualidade dos produtos, o consumidor deve fazer denúncia junto ao Procon por meio do Disque Procon 151, ou por pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840.