Projeto de Eficiência Energética proporciona modernização e economia para Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas

As inscrições para a chamada pública do Projeto de Eficiência Energética de 2023 encerram em outubro.

Por: Ascom PMTO e Ascom Energisa 

O sistema elétrico do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar ganhou um reforço com o Projeto de Eficiência Energética, executado pela Energisa Tocantins e entregue na manhã desta quinta-feira, dia 29. Com a modernização, foi possível garantir a troca de 12 aparelhos de ar-condicionado, a instalação de 273 luminárias de LED para áreas internas, quadra esportiva, campo de futebol e estacionamentos, além de um sistema de geração fotovoltaico. 

O projeto contemplou o 6° Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), e o Quartel do Comando Geral (QCG), onde fica o Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE). A entrega oficial do projeto aconteceu no prédio do QCG e contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antonio Barbosa de Mendonça, do Chefe do Estado Maior da PMTO Coronel Cláudio Thomaz, do Subchefe do Estado Maior, Coronel Marizon Mendes Marques, da Tenente Coronel Carmem Pereira, que presidiu a comissão de execução do Projeto no QCG, do gerente de projetos da DEODE, empresa executora do projeto, Robert Ávila, do Diretor Presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, do Diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, do analista de Eficiência Energética Domingos Junior, do supervisor de Operações, Lázaro da Costa e da analista comercial Caroline Maus.  

Para o Comandante Geral o projeto faz parte das melhorias que estão sendo providenciadas na instituição. “Para nós é uma honra participar desse projeto, pois a nossa instituição tem uma grande preocupação com as questões sociais, estamos sempre dispostos a acolher essa modernização e tudo aquilo que contribuir para que possamos evoluir na nossa missão de trazer mais segurança”.

Já para o diretor presidente da Energisa Tocantins, esse projeto trará benefícios também para a própria comunidade. “Essa modernização garantirá economia de recursos da Polícia Militar, que podem ser investidos no trabalho dos policiais, trazendo ainda mais segurança para a comunidade tocantinense”, explica Alessandro Brum. 

De acordo com o analista de eficiência energética Domingos Junior, os equipamentos instalados podem gerar uma economia de até R$ 10 mil por mês. “E esse valor pode ser maior ainda com a internalização dos hábitos de consumo consciente, como a manutenção rotineira nos aparelhos de ar-condicionado e desligar lâmpadas internas que não estão sendo utilizadas. São essas pequenas atitudes que ajudam na economia do dia a dia”, explica Junior. 

Projeto de Eficiência Energética

Os projetos de Eficiência Energética são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e executados no Tocantins pela Energisa. “Atualmente, estão em execução os projetos que atendem a sede do Naturatins, da Ageto, do Tribunal de Contas, além da iluminação pública de Miracema do Tocantins, Guaraí e Colinas do Tocantins”, explica o analista de eficiência energética.

As inscrições para a edição de 2023 da chamada pública de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) encerram no dia 20 de outubro. A iniciativa tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos inovadores para diversos setores da sociedade.  

“Estamos promovendo uma grande transformação no uso eficiente de energia no estado. São obras de alto impacto econômico e social para os tocantinenses, com projetos em várias cidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas e trazendo benefícios para a comunidade”, enfatiza Júnior.    

Para se inscrever, confira o edital no endereço:http://www.grupoenergisa.com.br/Paginas/inovacao-e-sustentabilidade/sustentabilidade/eficiencia-energetica/chamadas-publicas-projetos-eficiencia-energetica.aspx. A seleção dos projetos aprovados será anunciada em 12 de dezembro.

Crédito das fotos: Polícia Militar