Quem trabalha com educação infantil conhece o desafio que é motivar e direcionar o comportamento dos pequenos. São necessárias estratégias que chamem a atenção e provoquem razões para fazer ou para se acalmar. Após as atividades externas, como no parquinho, as crianças ficam muito agitadas. A retomada da rotina de sala é atrapalhada por conversas e movimentação, fato que motivou as professoras Denize Bernarda da Silva Simas e Marilene Stachak Schmitt a implementar nas turmas do Pré II 02/04 do Cmei Carrossel, localizado na quadra Arso 34 (309 Sul), em Palmas, a ‘Hora da Preguiça’.
Trata-se de uma ação motivacional que busca superar os obstáculos ao andamento da aula causados pela natural agitação que caracteriza a faixa etária dos cmei’s. Durante a ‘Hora da Preguiça’, a mascote da atividade, o bicho preguiça, sai de sua casa e desce do galho sob um som de música suave. As professoras, vestidas a caráter, explicam que deve haver silêncio para que o bichinho possa entregar a surpresa que está em sua bolsa, essa é a proposta que se pretende desenvolver em sala, trazida de forma lúdica e atraente aos pequenos. A diretora Fátima Florência Costa explica que a ‘Hora da Preguiça’ é uma iniciativa das professoras que contribui para o êxito nas propostas pedagógicas a serem desenvolvidas. Ao promover a calma na sala de aula, facilita sensivelmente o desenvolvimento das atividades. O bicho preguiça foi tão amado pelas crianças que virou a mascote, e em breve terá até nome. “A Hora da Preguiça provoca curiosidade, relaxamento, interesse, concentração e muita diversão. E o mais importante, desacelera o corpinho que está agitado de um dia cheio de interações”, considera a diretora. Texto: Redação Semed
|