Ícone do site Pauta Notícias

Representante da União Europeia fala sobre importância da independência energética

A diretora de Programa para as Américas na Delegação da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel, falou sobre a experiência recente do continente que diz respeito a dependência energética. “Temos aprendido sobre a importância da independência energética, com a guerra entre Rússia e Ucrânia ficamos numa situação muito frágil, que nos obrigou a encontrar novas formas de fontes de energia”, destacou. Esse foi um dos temas debatidos na programação vespertina do 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil, que iniciou nesta terça-feira, 6, em Palmas.

O secretário municipal de Habitação de Palmas, Fábio Frantz, apresentou o programa Palmas Solar e explicou que se trata de um projeto construído de forma multidisciplinar, com a participação de diversas secretarias. “O Palmas Solar iniciou no alinhamento do pacto dos prefeitos pelo clima e energia, com a construção do Plano de Ação Palmas Sustentável, com financiamento do BID”, disse.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, explicou que o pacto global de prefeitos pelo clima tem buscado se organizar para acompanhar as cidades e apoiá-las nos projetos de transição energética. Ele contou que entre as estratégias para captação de recursos junto à União Europeia estão ações de acompanhamento de cidades médias e pequenas, que não têm as competências técnicas e capacidade financeira das grades cidades. “Do ponto de vista energético elegemos quatro cidades que receberam projetos pilotos, que posteriormente possam ser disseminados pelo País. As cidades são Contagem (MG), São Sepé (RS), São Cristóvão (SE) e Abaetetuba (PA)”, informou Pereira.

O lançamento do Programa de Transição Energética nas Cidades contou com a participação de diversos parceiros nos níveis local, nacional e internacional. A reunião foi moderada por Leta Vieira, gerente regional técnica do Iclei América do Sul. Ela explicou que o Programa tem entre seus objetivos fortalecer as capacidades técnicas, apoiar a elaboração de projeto, análise de viabilidade e contribuir para que as cidades possam fazer a subsmissão de seus projetos a possíveis financiadores.

O executivo e diretor responsável por e-City Brasil Enel X, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, falou sobre a atuação da Enel-X no Brasil e explicou que o grande desafio da empresa na atualidade é contribuir para ações de descarbonização e para a transição energética. Também compartilharam suas experiências e projetos a secretária municipal de Meio Ambiente de Contagem (MG), Maria Thereza Camissão Mesquista; a gestora de gabinete da Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Cristovão (SE), Carlyane dos Santos; o chefe do setor de Controle Ambiente de Abaetetuba (PA), Raphael Sereni; e o diretor-geral do Escritório de Governo de São Sepé (RS), Gabriel Leão.

Sair da versão mobile