Ícone do site Pauta Notícias

Saúde realiza palestras de conscientização e combate às diferentes formas de violência

Em uma mobilização alusiva ao dia ‘Dia mundial da não violência’, comemorado no dia 30 de janeiro, o Núcleo de Vigilância e Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) realizou nesta quarta-feira, 1º, às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), atividades de conscientização para os servidores da saúde. O Nupav é um setor da Semus que trabalha de forma diversificada no combate de todas as formas de violência.

Segundo a advogada do Nupav, Áurea Matos, as ações ocorreram no auditório da Semus em que foi discutido o significado da data. Ela relata que as palestras contaram com o apoio da capitã da Polícia Militar da Patrulha Maria da Penha, Flávia Roberta Pereira e da promotora do Núcleo Maria da Penha do Ministério Público, Isabelle Figueiredo. “A cultura de paz é respeitar a vida, um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que privilegiam o outro, rejeitando a violência”, disse Áurea.

Para o enfermeiro da Semus, Ilton Batista, as palestras contribuem para que todos os servidores entendam a importância da data e também como funcionam os canais de denúncia e os serviços que o Nupav oferece. 

Dia da não violência

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 30 de janeiro como combate mundial à violência em homenagem a Mahatma Gandhi, ícone a favor do pacifismo e da luta e realização dos direitos humanos e da justiça, assassinado na mesma data em 1948.
 

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom

Sair da versão mobile