A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), vacinou no sábado, 17, 3.612 pessoas. O público-alvo foram idosos, acima de 67 anos, e profissionais da saúde aptos a tomarem a segunda dose do imunizante, além de idosos a partir de 66 anos para tomar a D1. A ação distribuiu as vacinas em pontos estratégicos da cidade, finalizando às 17 horas.
Os idosos que receberam a primeira aplicação da CoronaVac têm um prazo de 21 a 28 dias para receber a segunda aplicação. Já os idosos que tomaram a Astrazeneca/Fiocruz, o intervalo para a D2 é de 90 dias.
De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que estiverem no prazo precisam ficar atentas tanto nas datas que constam no seu cartão de vacina quanto ao calendário de vacinação disponibilizado pela Semus.
A diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, destaca que a vacinação ocorreu sem nenhum tumulto nos postos de imunização. Ainda segundo ela, o número de vacinados bateu um recorde, porque foi o dia com maior número de pessoas a receberem as doses. “No final do dia chegamos a esse quantitativo de vacinados.
É uma ação que envolve muitas pessoas trabalhando e instituições, a exemplo dos agentes de trânsito, a Guarda Metropolitana de Palmas, serviços públicos e outros. Mas ao final é um trabalho muito gratificante em ver tantas pessoas completarem o esquema vacinal”, completou