O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) cobrou do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, a realização de concurso público para a pasta, que de acordo com o deputado, tem carência de médicos especialistas e servidores em geral. Geo ouviu do secretário que o concurso da saúde terá a publicação de edital ainda neste ano e será dividido em duas etapas. A resposta positiva foi dada, durante audiência pública de prestação de contas, na sala das comissões, na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 03 de abril.
Especialistas
De acordo com Carlos Felinto, a primeira fase do concurso será para o provimento de cargos de médicos especialistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros obstétricos e perfusionistas (para grandes cirurgias). “Esta é a nossa maior necessidade” – justifica o secretário.
HGP
Sobre o Hospital Geral de Palmas (HGP), o deputado Júnior Geo pediu solução para vários problemas que ele mesmo constatou em visita recente ao hospital, entre elas, o não funcionamento do elevador de cargas e o recorrente problema de sustentação da energia elétrica. “O HGP cresceu, foi ampliado, no entanto, não suporta a carga necessária de geração de energia, sendo urgente a implantação de uma subestação de energia no hospital.
Raio X
Sobre o setor de radiologia do HGP, o deputado Prof. Júnior Geo solicitou que, antes de se fazer licitações para compra de equipamentos, que sejam ouvidos os servidores que lidam nos respectivos setores para que não aconteça de comprar um aparelho que não atende a necessidade, caso do Raio-X móvel Pégasus, “que não atende a demanda de um hospital do tamanho do HGP” – destacou.
Higienização
Júnior Geo pediu solução também para a área da higienização do HGP, que segundo ele, “atualmente atua com apenas 1/3 (um terço) de sua necessidade, com auxiliares de serviços gerais (ASG) que ganham um salário-mínimo e não recebem adicional de insalubridade, o que é insuficiente.” – pontuou.
Desabastecimento
O deputado Geo solicitou ainda ao secretário da Saúde, a compra urgente de suplemento alimentar (leite em pó) para a alimentação de crianças menores de um ano, que segundo denúncias, está em falta na ala infantil do HGP.
—
Serviço: Assessoria de Comunicação do Professor Júnior Geo