Ícone do site Pauta Notícias

Secretário reúne agentes comunitários de saúde para um momento de troca de experiências

Redação Semus

 

Mais de 490 agentes comunitários de saúde foram convidados pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) para conhecer os projetos de educação permanente desenvolvidos pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que são voltados para os profissionais da área.

O encontro acontece nesta quinta, 23, no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural, com início às 8 horas e o momento será também de debater a forma de atuação dos trabalhadores, troca de experiências entre eles e de apreciar uma programação especial de apresentações culturais.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Daniel Borini, fará a entrega do certificado de conclusão do projeto-piloto sobre “Práticas teatrais e fitoterápicas na educação popular em saúde” aos 13 agentes comunitários de saúde que participaram da primeira turma.

A coordenadora da Educação Permanente da Fesp, Socorro Sarmento, falou sobre a importância capacitação destes profissionais e também da aproximação da gestão deste grupo de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “O trabalho realizado diariamente dos nossos agentes com as milhares de famílias que escolheram Palmas para morar é fundamental no fortalecimento da atenção primária em saúde”, lembra a profissional.

O secretário da Semus defende a participação dos agentes na discussão sobre como organizar os serviços de saúde pública para atender as reais demandas da população. “Os agentes comunitários de saúde têm papel especial nesse debate, já que atuam com respeito à cultura dos territórios, em equipe multiprofissional onde uns aprendem com os outros”, destaca.

Atualmente, a Rede Municipal de Saúde conta com 490 agentes comunitários na área, que por meio de visitas domiciliares desenvolvem práticas de atenção, promoção, prevenção e cuidados de saúde. Integra o conjunto das ações dos agentes – a orientação para uso adequado dos serviços de saúde, o agendamento de consultas e exames para os usuários do SUS, e o desenvolvimento de ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde.

Sair da versão mobile