Primeiro evento do “Mês da Primeira Infância” promovido pela Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a “Semana do Comer” está mobilizando os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital em busca de desenvolver os bons hábitos alimentares nos cidadãos palmenses desde a primeira idade.
Com uma vasta programação que acontece até o dia 13 de agosto envolvendo pais, responsáveis, crianças, equipe pedagógica e nutricionistas da rede municipal, celebra-se o bom comer ao mesmo tempo em que ações criativas enfatizam a importância da diversidade, procedência, condições de consumo, disponibilidade regional e sazonal e valor nutricional dos alimentos entre os mais jovens.
No Cmei Ana Luisa, o primeiro dia da semana enfatizou a importância de um dos alimentos mais nutritivos da natureza, o ovo. Rico em proteínas de alta qualidade biológica, contém todos os aminoácidos essenciais que organismo necessita, além de ser um alimento acessível a todas as classes. No cardápio e nas atividades da segunda e terça-feira, o ovo teve destaque especial.
A semana ainda conta com colheita e plantio na horta, com cardápio priorizando o preparo dos vegetais. Além disso, vai destacar os melhores e os piores alimentos do mundo, enfatizando o que deve ser eliminado do prato, e a culminância com a exposição da Semana do Comer. “Queremos chamar a atenção para a importância da alimentação saudável, que vai muito além da informação nutricional, e proporcionar experiências embasadas em comida de verdade, harmonia com a natureza, plena de afetos e sabores, rica em texturas e temperada de valores que queremos ver no mundo onde vivem nossas crianças. Ensinar a escolher o que vai e de onde vem o que está em seu prato”, considera a diretora do Cmei, Maria Aparecida Saraiva da Silva Reis.
Já no Cmei Chapeuzinho Vermelho, a safra de caju e a proximidade com ambientes naturais propiciou aos pequenos uma rica experiência de coleta de frutos, o que permitiu abordar o consumo de alimentos in natura e a valorização de produtos regionais.
Nutricionista responsável pela condução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) da Semed, Rodrigo Miranda Pereira considera que houve uma união das propostas da “Semana do Comer” com o projeto de educação alimentar e nutricional “Descasque Mais e Desembale Menos”, que já é desenvolvido na rede pelas unidades educacionais sob coordenação da Divisão de Alimentação Escolar. Segundo ele, a proposta da Semana é trabalhar a alimentação para além dos nutrientes e calorias, mas também como cultura, sentimento e relação entre pessoas.
“O foco das ações será mostrar que é possível criar memórias afetivas entre os alunos e os alimentos saudáveis, principalmente os da nossa região, e não com alimentos ultraprocessados, como temos a tendência a pensar. Comida de criança não é guloseima, é comida de verdade, adequada e saudável. A formação de hábitos alimentares saudáveis é possível por meio da relação afetiva entre as crianças, alimentos, professores e família”, considera.
Texto: Redação Semed
Edição: Secom Palmas