11 novos médicos foram recém-nomeados; no total, Saúde de Palmas abriu 46 vagas para médicos, 51 para técnicos em enfermagem e 20 para enfermeiros

 

No esforço para suprir o aumento da demanda por atendimento nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) nomeou neste mês, 11 novos profissionais médicos. Desde o início da pandemia, a Semus abriu 46 vagas para contratação de médicos, sendo que 19 já foram preenchidas, 11 são recém-nomeados e 16 continuam em aberto. Além desses profissionais, a Semus abriu 51 vagas para técnicos de enfermagem, das quais 33 foram preenchidas – 28 já estão em exercício e cinco aguardam tomar posse. Outros 20 enfermeiros também foram contratados e já estão trabalhando.

 

“Desde o início da pandemia a demanda na área da saúde cresceu imensamente, pois além dos casos suspeitos, que requerem avaliação clínica, temos doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas renais, além daquelas enfermidades ocasionais, que precisamos acompanhar, aumentando assim a carga na rede pública de saúde”, explica a secretária municipal da Saúde, Valéria Paranaguá. Segundo a gestora, as novas contratações também visam suprir a carência de profissionais por motivos de férias, de licença para tratamento de saúde, e profissionais idosos ou com comorbidades que estão afastados devido à pandemia.

 

Em março deste ano, para implantar juntamente com o programa ‘Saúde na Hora’, que flexibiliza o horário de atendimento das Unidades De Saúde da Família (USF), já haviam sido contratados 11 novos profissionais médicos, 20 técnicos de enfermagem, 11 enfermeiros, 11 assistentes administrativos/recepcionistas, 11 dentistas e oito auxiliares de consultório dentário. Profissionais que foram distribuídos entre as 30 unidades que fazem parte do programa.

 

Investimentos

 

Além do reforço no capital humano, a Prefeitura de Palmas também investiu fortemente em estrutura e atendimento para fazer frente às demandas geradas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Confira algumas das principais providências e aquisições:

 

  • ampliação do horário de atendimento em 30, das 34 Unidades de Saúde da Família (USF), passando a atender das 7 às 19 horas;
  • extensão dos dias de atendimento aos sábados e domingos nas USF da 503 Norte, José Hermes e Taquari, na região Sul;
  • criação de cinco Unidades Sentinelas (onde são feitas coletas para exames);
  • realização de mutirões aos finais de semana para aplicação de testes;
  • instalação de 41 leitos exclusivos para Covid-19 nas UPAS Norte e Sul – para estabilização dos pacientes;
  • instalação de duas usinas de Oxigênio – UPA Norte e UPA Sul;
  • requisição de 36 leitos clínicos na Rede Particular de Hospitais, ampliando a capacidade de atendimento pelos SUS (pagos com recursos do Município) e credenciamento de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Rede Privada de Hospitais, também custeados com recursos públicos municipais;
  • 60 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, que somados aos já existentes, totalizam 72 aparelhos distribuídos nas UPAs, Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica da Arno 31) e ambulâncias.

 

Novas unidades

 

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Rede Municipal de Saúde foi fortalecida com a entrega de duas unidades de saúde reformadas e ampliadas: a Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, no distrito de Taquaruçu, entregue no dia 23 de junho, e o Centro de Especialidades Francisca Romana Xavier (antiga Policlínica da Arno 31), no dia 14 de agosto.

 

A USF de Taquaruçu funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. De segunda a domingo, com médico para o atendimento durante todo o dia. No período noturno e nos finais de semana, o atendimento é feito pela equipe de enfermagem. Assim como nas demais unidades, há uma sala específica para atendimento isolado de suspeitos para Covid-19.

 

O novo prédio da USF de Taquaruçu possui 389 m² de área construída e funciona com todos os serviços da atenção primária, como atendimento médico, odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, farmácia, além de observação e acolhimento. A unidade possui duas equipes de saúde da família com médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos e agentes de saúde.

 

Já o Centro de Especialidades Francisca Romana Xavier, com área total de 1.298,00 m2, conta com nove médicos, quatro consultórios ginecológicos, sala para pequenos procedimentos, sala para coleta de material para exames, de eletrocardiograma, de exames de Raio-X, farmácia, espaço para realização de atividades de fisioterapia com oito boxes e duas salas de atendimento, espaço com piscina para realização de atividades de hidroterapia, sala de administração, copa, almoxarifado, depósito de material de limpeza, área de serviço, central de material esterilizado simplificada, sala de vacinas, sala para acolhimento, salas amplas para recepção e espera e atendimento médico 24 horas.