Na manhã desta quinta-feira, 25, o Programa de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) levou uma ação de testagem de sífilis, HIV, hepatites B e C ao 1° Batalhão da Polícia Militar, em Palmas. Essa parceria entre a equipe da Semus e a Polícia Militar teve como objetivo promover saúde, entrega de material e prevenção das ISTs aos membros da corporação.
A enfermeira do Centro de Atenção Especializada em Saúde (CAES) Dr. Ewaldo Borges de Rezende, onde o Programa de Prevenção e Controle de ISTs está inserido, Karina Ramos, enfatiza a relevância dessas ações externas realizadas em diferentes órgãos da cidade. “Além de realizar os testes de diagnóstico, essas iniciativas visam disseminar conhecimento sobre as doenças, oferecer medidas preventivas e distribuir materiais educativos que contribuem para esse trabalho”, ressaltou Karina.
Para o soldado Maurício Heidson, integrante da força tática da Polícia Militar, com 35 anos de idade, é fundamental que a população em geral se submeta a testes de doenças sexualmente transmissíveis como uma forma de prevenção. “No caso dos profissionais que estão expostos a riscos biológicos devido ao contato com primeiros socorros e outras atividades, a atenção e a vigilância são ainda mais importantes”, disse.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são doenças causadas por diversos tipos de microrganismos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, que são transmitidos principalmente por meio do contato sexual, seja ele vaginal, anal ou oral. Essas infecções podem afetar homens e mulheres com vida sexual ativa de todas as idades e níveis socioeconômicos.
Texto: Redação Semus
Edição: DeniRocha/Secom