Ícone do site Pauta Notícias

Tribunal de Contas vistoria obra do novo Quartel do Corpo de Bombeiros em Palmas

Dando sequência aos trabalhos de fiscalização dentro do planejamento estratégico do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), uma equipe da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e serviços de Engenharia (Caeng), realizou na manhã desta sexta-feira, 3, o aerolevantamento com o drone na nova sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), que está sendo construída em Palmas.

De acordo com o coordenador da Caeng, Thiago Dias de Araújo, foram demarcados os pontos de controle topográficos para o processamento das imagens. “Tais pontos de controle são utilizados para a correção das coordenadas geográficas, assim como a retificação da altitude geométrica”, explicou o coordenador.

Os engenheiros trabalharam com imagens coletadas por drone fazendo um levantamento simultâneo do desenvolvimento da obra que está sendo feita numa área de 43.750 metros quadrado, sendo que o prédio terá 3.557.79 metros quadrados, de acordo com o projeto. A obra foi contratada pelo valor de R$ 10.262.557,67. No dia 29 de abril a equipe da Caeng esteve no local coletando os primeiros dados.

Ainda segundo Thiago, com o drone, foi feito também o aerolevantamento para calcular o volume de aterro que já executado na obra até o momento. “Posteriormente, será feito o processamento das imagens no programa Agisoft Metashape, onde será gerado um modelo 3D da terraplanagem, sendo possível calcular os volumes requeridos e confrontar com as medições realizadas”, destacou.

O trabalho foi realizado pelos servidores do TCE/TO Thiago Dias, coordenador da Caeng, João Paulo de Aguiar da Silveira, Rômulo Aguiar Sousa e Daniel Prudente Junqueira, e contou com o apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas, por meio do servidor Jonathas Pereira Rabelo. A obra do novo Quartel do Corpo de Bombeiros está sendo construída na avenida Juscelino Kubitscheck, na direção à TO-080.

Acompanhamento

A fiscalização concomitante tem o objetivo de aferir a efetividade e a qualidade dos serviços públicos prestados pelas unidades jurisdicionadas. O TCE/TO tem como missão garantir o efetivo controle externo, por meio de um sistema de fiscalização, orientação e avaliação dos resultados da gestão e das políticas públicas, em benefício da sociedade e a fiscalização em tempo real assegura que prejuízos sejam evitados.

Sair da versão mobile