O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibilizou nesta segunda-feira, 2, o boletim da monkeypox referente à última semana epidemiológica de 2022. O documento traz a informação de cinco novos casos suspeitos da doença na Capital entre os dias 25 e 31 de dezembro. O documento também informa que atualmente nove pessoas se encontram em monitoramento.

Dos nove casos que estão em investigação, cinco deles são os suspeitos da 52ª semana epidemiológica e os demais são os pacientes notificados anteriormente que já fizeram o exame, mas aguardam o resultado. Todas as pessoas que estão com suspeita da doença cumprem o isolamento em casa e recebem o suporte do Cievs, que esclarece dúvidas, ajuda na condução do caso e acompanha o processo evolutivo da doença até o encerramento do diagnóstico.

Desde que a monkeypox começou a ser monitorada em Palmas, em 1º de agosto do último ano até esta segunda-feira, 2, foram 146 notificações para a enfermidade. Destes dados, 101 foram descartados, sete confirmados e 38 seguem em investigação. Ao todo, o monitoramento registrou 82 mulheres com suspeita da doença e 64 homens foram notificados. Os dados do documento são referentes aos registros do dia 28 de dezembro, não havendo novos casos suspeitos desde então. 

A vigilância em saúde da Semus reforça que na presença de sintomas como erupções cutâneas em qualquer região do corpo (incluindo região oral e íntima), febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza e dores musculares, a população deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para avaliação criteriosa dos sintomas apresentados.

Texto: Redação Semus
Edição: Secom