Deputados tocantinenses, argentinos, uruguaios, estadunidenses e canadenses foram recebidos nesta terça-feira, 8, pela governadora em exercício do Ceará, Jade Romero, no Palácio da Abolição, sede do Governo cearense.
Liderados pelo deputado Valdemar Júnior (Republicanos) – presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), os parlamentares apresentaram as principais demandas das Casas Legislativas do Brasil, da América Latina e do Norte. Uma das principais causas defendidas foi a necessidade de fortalecimento do Legislativo, imprescindível para a democracia.
Valdemar Júnior destacou a troca de experiências entre parlamentares brasileiros e de outros países. “A governadora Jade Romero abriu as portas do Ceará para o Legislativo. E essa trica de informações, entre deputados, e com o Executivo, é muito importante naquilo que acreditamos ser o mais importante: o respeito mútuo”, disse, refeindo-se à 26ª Conferência da União Nacional dos Legislativos e Legisladores estaduais, que está acontecendo em Fortaleza.
Meio ambiente
Após o encontro com a governadora, os deputados assistiram a uma palestra sobre o tema “Aquecimento Global”, proferida pelo secretário estadual do Meio Ambiente do Tocantins, Marcelo Lelis.
O gestor do meio ambiente tocantinense destacou o acordo entre o Tocantins e a empresa suíça Mercuria Energy Group para certificação e comercialização de créditos no mercado voluntário, o que coloca o Tocantins na vanguarda do enfrentamento à crise climática.
Outros parlamentares
Além de Valdemar Júnior, participaram dos eventos os deputados Gipão (PL), Gutierres Torquato (PDT) e Olyntho Neto (Republicanos).