A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), realiza nesta terça-feira, 7, a formatura de 54 alunos do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais. A cerimônia acontece a partir das 9h, no auditório da Sede Administrativa da Unitins, em Palmas.

Durante o evento, haverá a entrega de certificado aos oficiais concluintes do curso de pós-graduação ofertado em parceria com a Unitins. A cerimônia contará com as presenças do reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, e do comandante-geral da PM, Coronel Márcio Barbosa.

O curso visa o aprofundamento teórico e prático das atividades estratégicas na atuação dos gestores, com vista, à capacitação, à pesquisa científica, à análise e ao desenvolvimento, em alto nível, da atividade profissional em Ciências Policiais e Segurança Pública. A especialização é destinada a profissionais de Segurança Pública da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e/ou Coirmãs.

A diretora de Pós-Graduação da Unitins, professora doutora Leda Verônica Dantas Silva, explica que “o curso abrangeu temáticas como Políticas Públicas, Cidadania, Justiça e Segurança Pública, Gestão Estratégica de Segurança Pública e Saúde e Qualidade de Vida, e objetivou capacitar os oficiais a ocuparem cargos estratégicos e de planejamento de alto nível na Corporação. Os 54 concluintes, agora ocupantes do posto de coronel, dedicaram-se ao longo de todo o curso e alcançaram excelentes resultados. E os benefícios do empenho destes profissionais, sem dúvidas, trarão reflexos positivos para toda a sociedade tocantinense”, completa.

O comandante do 1º Batalhão da PM, Major Thiago Monteiro, fala da satisfação da parceria com a Unitins, que possibilitou a realização do curso e que já se pensa em uma segunda edição. “Tivemos a presença de alunos ilustres, como secretário de Estado, delegados da Polícia Civil, policiais do Maranhão, e foi um curso bastante inclusivo, no sentido da diversidade de autoridades, e, ao mesmo tempo, traz valorização entre tradição, cultura organizacional e conhecimento empírico, e agora revestido de uma base teórico-científica. Tivemos doutores de renome nacional, nos âmbitos militar e civil. Um avanço muito grande, realizado através de uma grande parceria. Somos muito agradecidos”, disse, acrescentando que o curso tem dupla certificação para seus concluintes, de carreira e acadêmica.

O Tenente-Coronel Wellder Messias Cavalcante, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, explica que a “união entre Polícia Militar e Universidade foi inédita no sentido de  realmente capacitar, de forma técnica e científica, com todos os rigores exigidos, para que esses oficiais, possam exercer suas funções, não só embasados em critérios empíricos, mas fazendo uso de toda a experiência, de toda a prática acumulada ao longo da carreira, todas as reflexões, todos os saberes que foram construídos e agora também com a formação altamente científica propiciada pela Unitins”.

O diretor acrescentou que a sociedade tocantinense tende a ganhar uma maior sensação de segurança a partir dessa formação, pois saberá que recebe o maior e mais capacitado atendimento do policial militar, desde o soldado ao coronel no comando da aquela regional, que planeja estrategicamente segurança pública e foi altamente capacitado para isso.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Barbosa acrescentou ainda que o Curso de Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais representa um grande avanço na área educacional para a corporação. “Esta parceria com a Unitins é algo que enobrece a nossa instituição e nos deixa muito satisfeitos, estamos felizes em poder ser uma das quatro Polícias Militares no Brasil que utilizam a lei de Ensino, aprovada e sancionada no Tocantins pelo nosso Governador Wanderley Barbosa”. Finalizou.

 

(Com colaboração das estagiárias Júlia Falquetti e Ceilane Ribeiro)