Durante a reunião pública para esclarecimentos da Concessionária BRK Ambiental, ocorrida na tarde de quarta-feira, 19, o vereador Erivelton Santos (PV) relatou sua preocupação com os crimes ambientais cometidos pela empresa, que prejudicam a população palmense. O vereador lembra que a BRK tem a concessão do Poder Público para explorar os serviços de água e saneamento e não para cometer crimes ambientais.
Erivelton ressalta que o Parlamento denunciou vários crimes ambientais cometidos pela BRK e promoveu várias discussões para que seja apontada uma solução, como a poluição do lago e do Ribeirão de Taquarussu, taxas abusivas e o extra vazamento em elevatórias no período chuvoso, e afirma que é preciso uma solução urgente. “Não podemos permitir que essa empresa multinacional continue cometendo esses crimes com a população e com nosso meio ambiente. É um abuso o que ela faz com os moradores, além da Praia das Arnos e com os comerciantes, que sofrem para vender suas mercadorias para pagar tarifas exorbitantes” afirmou.
Durante a reunião, o vereador conduziu algumas solicitações para a BRK, quanto a infraestrutura da Capital, dentre elas a instalação de um dispositivo para impedir a entrada de ar nas tubulações das residências, chamado de “suspiro”, uma vez que o ar altera o valor da conta de água. Erivelton solicitou também, a construção de um desvio para direcionar o esgoto em caso de rompimento ou manutenção, pois “quando há necessidade que isso ocorra, o esgoto vai para os córregos e polui nossas nascentes”, explicou.
Outra reivindicação do parlamentar é que seja analisada a construção da quadra 309 Norte, cujo projeto está parado na Caixa Econômica Federal, por falta de infraestrutura básica, água e esgotamento e afirma seu compromisso em buscar melhorias para a sociedade . “Estou firme na luta para acabar com a dissipação da BRK com o povo de Palmas, que precisa de água de qualidade e melhores condições de vida”, finalizou.