O Vereador Eudes Assis apresentou na Câmara Municipal de Palmas o Projeto de Lei (PL) de n°24/2023, que institui os Polos de Turismo Sustentáveis (PTS) e cria o Selo Palmense “Polo Turístico Sustentável”.
De acordo com o Parlamentar, a propositura foi realizada com o objetivo de dar maior visibilidade à infraestrutura e segmentação de localidades com potencialidade turística e preocupação com o desenvolvimento sustentável.
“A instituição dos Polos Turísticos Sustentáveis no Município de Palmas tem por objetivo incentivar o município a fomentar práticas que contribuam para melhorar a vida da sociedade civil, através da garantia do exercício da cidadania e demais ações que promovam a preservação do meio ambiente, a manutenção de seus patrimônios materiais e imateriais e o desenvolvimento socioeconômico”, pontua Eudes.
O projeto sugere diversos pontos em Palmas que apresentam condições de se adequarem às premissas desta Lei, entre eles o Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira do Roncador, Cachoeira do Evilson, Praia do Prata, Praia dos Buritis e Praia do Caju, Praia das Arnos, Pedra Pedro Paulo, Cachoeira Ecológica, Cachoeira do Cristo, Cachoeira da Fazenda Encantada e todos os demais atrativos turísticos de Palmas que são locais de adesão a práticas de turismo sustentável.
A definição de comunidade de turismo sustentável proposta do Pl está em alinhamento com as premissas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).