Em parceria com o Poder Executivo de Palmas, o Vereador Eudes Assis (PSDB) se reuniu nesta terça-feira, 06, com representantes das áreas reservadas ao comércio ambulante (ARCA), com o objetivo de discutir melhorias a serem implementadas nestas áreas, buscar resoluções sobre o processo de legalização das atividades de comércio e trazer melhorias na infraestrutura para que eles exerçam suas atividades trazendo maior comodidade, não só para os empreendedores mas também para a população e consumidores em geral.
Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego,Tom Lyra, a preocupação em obter uma solução para as ARCAS é um empenho muito importante do Vereador. “Palmas avança muito com essa parceria do Poder Legislativo com o Executivo”. O Secretário externou ainda sua alegria em ouvir as demandas dos comerciantes atendendo ao chamado da Câmara, e em poder fazer parte da gestão da Prefeita Cintia Ribeiro, garantindo ainda a continuidade nas tratativas para que se obtenha o resultado esperado o quanto antes. “Falaremos com a Prefeita e o Secretário de Infraestrutura para darmos encaminhamento” pontuou.
ARCA SUL
Dentre as pautas apresentadas em reunião com os empresários e com o Secretário Tom Lyra, estão o projeto de revitalização da área reservada ao comércio ambulante(ARCA), e o planejamento necessário para minimizar os impactos ocasionados pelo tempo de reforma, além da busca de um local adequado para que eles sejam realocados enquanto a revitalização é realizada sem que suas atividades comerciais sejam prejudicadas.
O presidente da associação da ARCA Sul, Jean Charles Jurick Lima, 50 anos, explica que após tantos anos de espera está esperançoso com essas novas tratativas. “Já estamos aqui a 15 anos e até agora não conseguimos atenção com relação a reforma da Arca de Taquaralto, então, graças a oportunidade e a parceria com o vereador Eudes, a Prefeita e o Secretário Tom, as coisas estão se encaixando”, pontua.
ARCA CENTRO
Uma das maiores necessidades exposta pelos representantes e pela Presidente da Associação da ARCA centro, Andréa Candado, é a de abrir o processo de alvará para que possam trabalhar de forma legalizada e buscar implemento de receita junto aos bancos financiadores.
A empresária do ramo de importados, Vera Lúcia dos Santos, que atua no camelódromo a 15 anos, aguarda a regularização das atividades para que possa investir no seu negócio, e assim como outros comerciantes, contratar mais colaboradores fomentando o comércio local. “Sem essa concessão tudo trava, o banco trava, porque a gente não tem uma garantia de documentação”. A empresária complementa que “A expectativa em cima disso é muito boa, muito grande, é que a gente vive daqui, a gente realmente acredita que vai acontecer, vai abrir portas, vai abrir muitas portas pra gente, porque com isso conseguiremos verbas para trabalhar mais, e vamos ter mais segurança pra contratar mais funcionários, gerando mais empregos”, afirma.