Demanda antiga do vereador SGT. Júnior Brasão, a extinção da 2ª Classe de soldado da Polícia Militar (PM/TO) e Corpo de Bombeiros (CBMTO) foi publicada no Diário Oficial Nº 2578 desta quarta-feira, 18. O Ato de extinção foi assinado pelo Governador Wanderlei Barbosa e mostra que o empenho do parlamentar SGT. Júnior Brasão valeu a pena, pois sempre trabalhou na busca dessa conquista há muito tempo, inclusive a extinção do soldado de 2ª classe foi uma de suas principais bandeiras durante sua recente campanha a deputado-estadual. Ele sempre criticou a aprovação desta medida provisória aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada na época pelo ex-governador Mauro Carlesse.
“Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e ao Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa, comandante-geral da PM Tocantins, pela decisão positiva em extinguir a 2ª classe de soldado. Isso é uma grande vitória para os militares de todo o Estado”, disse Brasão ao Pauta Notícias.
Entenda
O Executivo apresentou em outubro de 2020, a Medida Provisória 22/2020 que alterou a Lei 2.578, de 20 de abril de 2012, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, bem como a Lei 2.575, de 20 de abril de 2012, e a Lei 2.665, de 18 de dezembro de 2012, que tratam das promoções da corporação, com destaque para a graduação de soldados 1ª e 2ª Classes no círculo de praças.
A Lei Ordinária nº 3.731 alterou a composição da graduação de “Soldados”, bipartindo-a, ou seja, o segmento passou a integrar as categorias de soldados de 1ª e 2ª classes, mantendo os atuais ocupantes nas mesmas condições, mas sob a nova denominação de “soldado de 1ª classe”.
Agora, quase 2 anos depois, tudo voltou a ser como era após decisão do governador Wanderlei e do atual comandante da PMTO.