O vereador Sargento Júnior Brasão (PSB), participou na noite desta terça-feira (22) da audiência pública com moradores e comerciantes da região sul de Palmas para debater os impactos causados pelas obras do chamado Shopping a Céu Aberto, na Avenida Tocantins.
O projeto estava embargado desde 2018 após ser alvo de muita reclamação de comerciantes e moradores.
A audiência pública ocorreu no Centro Educacional Prisma, localizado no setor Santa Fé II, onde técnicos e gestores públicos também participaram da reunião.
O Shopping a Céu Aberto começou a ser construído na Avenida Tocantins, a principal área comercial da região sul de Palmas. A principal intervenção no local foi o estreitamento da avenida com a ampliação do canteiro central para construção de uma ciclovia.
Para o vereador SGT. Júnior Brasão a maior reclamação dos comerciantes, é o estreitamento do canteiro central, pois acaba prejudicando o estacionamento e fluxo de veículos, impactando nas vendas e faturamento do comércio. Com o aumento do canteiro central e redução no espaço das duas mãos da via, o grande movimento de veículos causam trechos com lentidão diariamente.
A audiência foi coordenada pela promotora de Justiça Kátia Gallieta, que atua na área de defesa da ordem urbanística em Palmas e vem fazendo reuniões com representantes do município para buscar soluções urbanísticas para o problema.
Liberação das obras
Desde que as obras na avenida começaram, ainda em 2017, elas se tornaram motivo de constante reclamação dos comerciantes locais. A primeira etapa da obra tinha um orçamento de R$ 17 milhões. Foram feitos o recapeamento da pista e ordenamento do trânsito.
Em 2018 o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu suspender o projeto indicando que houve uma “completa falta de planejamento da Prefeitura de Palmas”.
O embargo durou até o último dia 11 de novembro, quando o TCE publicou uma resolução autorizando a continuidade da obra. Apesar disto, a Secretaria de Transparência e Controle Interno da Prefeitura de Palmas terá que apurar os danos gerados durante esses anos e os responsáveis.