Aconteceu na noite desta quinta-feira, 19, a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Praças (CFP/2022), o evento contou com a participação do vereador Sargento Júnior Brasão (PSB), do governador Wanderlei Barbosa, do Comandante-Geral da PMTO Coronel Márcio Barbosa, demais autoridades civis e militares e comunidade em geral.
O evento ocorreu na Ala norte na Praça dos Girassóis, em Palmas e contou com a presença de centenas de pessoas.
Parabéns aos guerreiros
O vereador Junior Brasão, que é sargento da PMTO, fez questão de prestigiar os novos profissionais que atuarão na segurança e proteção da sociedade. “Parabenizo esses valorosos guerreiros que passaram por mais uma missão em suas jornadas e que agora estão prontos para proteger o patrimônio público e garantir um estado cada vez mais seguro para a sociedade”.
Governador e Comandante-Geral fortalecem corporação
O vereador também agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa e ao Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Barbosa, que, para ele, ambos têm feito um trabalho de valorização e fotalecimento da corporação e das forças de segurança do Estado.
Brasão lembra que tanto o governador quanto o coronel Márcio foram apoiadores de uma demanda antiga sua, que era a extinção da “2ª Classe de soldado” da PMTO e BMTO e que foi atendida, conforme portaria publicada no Diário Oficial Nº 2578 desta quarta-feira, 18. “Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e ao Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa, comandante-geral da PM Tocantins, pela decisão positiva em extinguir a 2ª classe de soldado. Isso é uma grande vitória para os militares de todo o Estado”, disse Brasão ao Pauta Notícias.
Polos de Formação
Os Alunos-Soldados foram distribuídos em 28 turmas difundidas em 13 cidades Polos no Tocantins, sendo Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguatins, Tocantinópolis, Arraias, Dianópolis, Colinas e Miracema.
Curso
O Curso de Formação de Praça (CFP) teve 1600 horas/ aulas e foi realizado em parceria com o IFTO, possibilitando, de maneira inédita, que os novos Soldados pudessem concluir a formação com Nível Superior. As aulas do CFP foram ofertadas no formato híbrido, presencial e online. O CFP teve como objetivo formar profissionais do quadro efetivo da Polícia Militar do Estado do Tocantins, capazes de compreender o exercício da atividade de Segurança Pública como prática da cidadania, de participação profissional, social e política em um estado democrático de direito, estimulando a adoção de atitudes de justiça, cooperação, respeito à Lei, promoção humana, e repúdio a qualquer forma de intolerância com foco na paz social.