O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestigiou a solenidade de formatura da 16ª Turma da Força Tática da Polícia Militar do Estado (PMTO), na qual 43 policiais militares receberam os certificados de conclusão do curso. A solenidade foi realizada na noite dessa quarta-feira, 11, na sede do 4º Batalhão da PMTO, Batalhão Javaés, em Gurupi.
“É com muita alegria que participo deste momento importante para a nossa polícia e para a nossa sociedade. Preparar a polícia é um dever do estado, e o nosso governador Wanderlei Barbosa tem feito isso, procurando ter uma tropa cada vez mais preparada e presente em todo o Tocantins”, ressaltou o vice-governador Laurez Moreira.
O Vice-governador ainda destacou o respeito que a Polícia Militar do Tocantins tem e reforçou o apoio do Governo do Tocantins à Força Militar. “Nós temos muito orgulho do trabalho da nossa polícia militar, pelo caráter, pela responsabilidade e respeito. A PM é vital, quando se fala na formação de Estado. Sabemos da importância de cada um dos policiais para a construção de um estado forte e seguro”, concluiu.
Saiba Mais
O comandante da Polícia Militar do Estado, Coronel Márcio Barbosa, ressaltou a estratégia adotada na gestão para a melhoria da segurança da comunidade. “A força tática tem uma expertise muito grande nessa área de patrulhamento tático, nós procuramos fortalecer e conseguimos com ela diminuir os índices de criminalidade e assim nós temos feito, fortalecer a qualificação do efetivo de logística da polícia militar para que a gente possa sempre oferecer um serviço de excelência para a sociedade. Sou muito satisfeito e grato pelo apoio que tenho recebido do Governo do Tocantins”, afirmou.
O Comandante do 4º Batalhão da PMTO, em Gurupi, Tenente Coronel QOPM Wesley Dias Costa foi o supervisor do curso. “O Batalhão Javaés, escola de honra e tradição, sempre teve como tradição a formação e qualificação profissional. Então essa é mais uma, que foi organizada pelo nosso comandante-geral. Os 43 novos taticanos estão capacitados para realizarem o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuarem em ocorrências que fujam ao cotidiano normal da organização”, declarou.
O formando, 2º sargento QPPM Daniel Marques da Silva, foi o orador da turma, em seu discurso abordou as estratégias utilizadas para superar os obstáculos e concluírem o curso. “Superar nossas fraquezas e evidenciar os nossos pontos fortes, eram as nossas estratégias. Não sabíamos, mas a coordenação sabia exatamente o que ela queria em que nos transformássemos. Policiais qualificados para enfrentar quaisquer situações que surgissem em campo”, destacou.
A 16ª turma foi homenageada com o nome do soldado PMPA Mateus Ferreira Oliveira (In memorian). O soldado era egresso do colégio militar de Araguaína e tinha o sonho de ser taticano. Ele faleceu no dia 14 de agosto deste ano. A sua mãe, Geane Ferreira dos Santos, participou da cerimônia e recebeu uma homenagem em memória do filho.
A solenidade contou com várias homenagens, dentre elas aos veteranos da Polícia Militar do Estado, pela dedicação ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade; e também às namoradas e esposas dos militares.
A cerimônia foi finalizada com a apresentação de simulação de intervenção de choque ligeiro usada para controle de distúrbios civis no perímetro urbano, com o desfile da guarda de honra, apresentação da oração do taticano e o último fora de forma do curso.
O curso
O curso foi iniciado no dia 18 de agosto de 2023 e finalizado no dia 29 de setembro deste ano. Além da supervisão do TEN CEL QOPM Wesley Dias Costa, foi coordenado pelo capitão QOPM Édem Ferreira Morgado e foi ministrado por militares do 4º BPM, 1º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 6ª CIPM, BOPE, BPMRED, BPCHOQUE e Bombeiros Militares.