Ícone do site Pauta Notícias

Vigilância Sanitária de Palmas inspeciona barracas no Natal Cidade Encatada

Para assegurar a qualidade dos alimentos comercializados na Vila Gastronômica do Natal Cidade Encantada, evento que ocorre no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza, ao longo das festividades, a inspeção dos alimentos consumidos no local. Na noite dessa sexta-feira, 16, uma equipe de servidores da Visa esteve no local para o monitoramento habitual. 

Uma das comerciantes da praça de alimentação, Maria Laura Aguiar, 18 anos, explica que antes mesmo que o evento começasse, os vendedores alojados nas barracas participaram de uma capacitação com a Visa para obterem a autorização para funcionar na Vila Gastronômica. Maria Laura também relata que a inspeção dos agentes no evento é bem tranquila e que seu ponto de venda de pastéis acaba de ser aprovado em todos os requisitos na inspeção desta noite. 

Para a professora Marlene Soares da Silva, 51 anos, ver os inspetores no local dá mais segurança para consumir os alimentos comercializados no evento. “É uma coisa que eu sempre observo, se tem esse tipo de fiscalização, se está tudo certinho, daí sim é que eu vou comer”, contou ela animada. A professora conta que mesmo fora de grandes eventos tem o hábito de observar todas as condições dos alimentos que costuma comprar e se eles estão no prazo de validade. 

Conforme a coordenadora da área de Produtos e Serviços de Alimentos da Visa, Suely Quixabeira, os vendedores, além de capacitados e orientados sobre as boas práticas, passam por uma vistoria prévia no primeiro dia do evento, antes da liberação das vendas de seus alimentos. “Após todos esses processos, os servidores da Visa, responsáveis pelo monitoramento, acompanham todos  os comerciantes da Vila Gastronômica para verificar se estão cumprindo o que foi passado no curso”. 

Serviço

Segundo a coordenadora, a Visa segue atuando normalmente neste mês de dezembro em todos os espaços públicos e onde houver a necessidade de fiscalização, além de atender demandas de denúncias e trabalhos de rotina. O usuário pode realiza uma denúncia por meio do telefone: 0800 64 64 156 .

Sair da versão mobile